O Instituto Politécnico de Leiria reconheceu publicamente o esforço e dedicação dos mais de 1.000 estudantes-atletas, em 35 modalidades desportivas, e distinguiu os atletas que mais se destacaram no ano letivo 2023/2024, na já tradicional Gala do Desporto, que cumpriu este ano a 20ª edição. A cerimónia realizou-se ontem ao final da tarde, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria.
No que se refere à competição, no ano letivo 2023/2024, o Politécnico de Leiria contou com um total de 367 estudantes-atletas, dos quais 147 femininos e 216 masculinos, inscritos em 20 modalidades desportivas.
Foram conquistados 24 lugares de pódio, que colocaram o Politécnico de Leiria entre os 10 melhores clubes desportivos no Medalheiro da Federação Académica do Desporto Universitário, onde a instituição se posicionou em 8.º lugar, entre os 60 clubes participantes.
Neste âmbito, a nível individual, os estudantes-atletas conquistaram 10 medalhas de ouro, nove medalhas de prata e cinco medalhas de bronze, sendo que, coletivamente, foi conquistado um título de campeão e quatro títulos de vice-campeão.
Também no Troféu Universitário de Clubes, o Politécnico de Leiria terminou entre os 10 melhores clubes desportivos a nível nacional, ao conquistar o 9.º lugar.
Outro dos destaques do Politécnico de Leiria, em 2023/2024, foi a organização de três competições nacionais universitárias, nomeadamente o Campeonato Nacional Universitário de Pista Coberta, a Primeira Jornada Concentrada de Andebol Feminino e o Campeonato Nacional Universitário de Trail.
“O desporto revela-se como um ativo importante para os estudantes do ensino superior, mas também para a comunidade académica em geral. A prática desportiva contribui significativamente para o bem-estar físico e mental, promovendo um equilíbrio saudável entre o estudo e a atividade física, essencial para lidar com o stress académico e as exigências da vida universitária”, defendeu Pedro Assunção, vice-presidente do Politécnico de Leiria.
Como balanço do último ano letivo, Pedro Assunção destacou ainda as atividades realizadas no âmbito do projeto ‘BeActive – Desporto para Todos’, que contou com a dinamização de 33 eventos desportivos para toda a comunidade académica, envolvendo um total de 3.834 participantes.
Em representação da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), o vice-presidente Diogo Braz destacou o crescimento do número de estudantes-atletas a participar em “competições de renome” e enalteceu a parceria que tem vindo a ser estabelecida com o Politécnico de Leiria, nomeadamente na promoção conjunta de diferentes iniciativas e atividades, como o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo.
“O Politécnico de Leiria tem sido um parceiro excecional da FADU. É uma instituição que tem ganho muita visibilidade na área do desporto, com diferentes distinções, o que demonstra que o trabalho que tem vindo a realizar está a ser valorizado”, afirmou Diogo Braz, destacando a atribuição do Selo Estudante-Atleta, a renovação e o reconhecimento da instituição como Healthy Campus com a certificação Platina, e a atribuição do estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior (UAARESuperior).
Por sua vez, Pedro Roque, chefe de Divisão do Desporto do Município de Leiria, louvou a promoção de uma iniciativa que visa “reconhecer e homenagear o talento, dedicação e esforço de todos os estudantes, que pela sua perseverança nos brindam com momentos e resultados memoráveis, elevando o nome do Politécnico de Leiria em competições regionais, nacionais e internacionais”.
A 20ª Gala do Desporto contou ainda com a entrega de lembranças às associações OASIS e Os Malmequeres, responsáveis pela produção dos prémios entregues aos estudantes-atletas.
LISTA DE PREMIADOS
Categoria ‘Mérito Desportivo’: Francisco Guerra e Rodrigo Dias (futebol de praia); Luís Costa (taekwondo); Vera Goucha Santos, Joana Pontes, Miguel Marques e Alexandre Lucas (atletismo); Laura Costa e João Martins (judo); Liane Narciso (karaté); Giovanna Vargas (natação); Beatriz Trincadeiro e Gabriel Caçoilo (karting); equipa de andebol feminina; equipa de andebol de praia masculina; equipa de hóquei em patins; equipa de karting.
Categoria ‘Treinador do Ano’: João Cartas (modalidade de andebol).
Categoria ‘Campeões Nacionais’: Equipa campeã nacional universitária de trail (André Roberto, Daniel Cabecinhas, David Serralheiro, Alexandre Camacho, Miguel Silva e Tomás Pinto); Tomás Pinto (trail); Frederico Curvelo (atletismo em pista coberta, na disciplina de 60 metros); Duarte Santos (atletismo em pista coberta, na disciplina de 3.000 metros); Sofia Duarte (atletismo em pista coberta, na disciplina de 800 metros); Raquel Gomes (atletismo em pista ao ar livre, lançamento do disco); Vera Goucha Santos (atletismo em pista ao ar livre, lançamento do peso); Bernardo Coelho (atletismo em pista ao ar livre, lançamento do dardo); Luís Costa (taekwondo, na categoria -63kg); Carolina Martins (judo, na categoria de -78kg).
Categoria ‘Atleta Revelação 2024’: Juliana Domingues (futsal); Miguel Marques (atletismo).
Categoria ‘Atleta do Ano 2024’: Raquel Gomes (atletismo); Pedro Perneta (futsal).
Comentários