O Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC) acolhe, nos dias 6 e 7 de julho, a 10.ª Edição da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação, na qual são esperados mais de uma centena de participantes.
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria é uma das entidades coorganizadoras do encontro, promovido pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e pelo Centro de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), no âmbito dos centros de investigação, ID+ Design, Media e Cultura e LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.
“Esta edição pretende proporcionar um momento crucial na discussão contemporânea das áreas da ilustração e animação, que possuem uma longa tradição e, simultaneamente, são pioneiras em inovação tecnológica”, adianta a Chair da CONFIA, diretora do ID+ e vice-presidente do IPCA, Paula Tavares. “Pretendemos explorar amplamente o espaço multidisciplinar que inclui a ilustração e a imagem animada, desde a construção da narrativa ao desenvolvimento das personagens, da teoria da arte à reflexão crítica sobre os objetos que povoam o mercado e a indústria”, explica.
Com este objetivo, estarão presentes oradores internacionais de referência nas suas áreas, como a diretora de animação, artista e designer gráfica e cofundadora da Pearly Oyster Productions, Emma Calder; a ilustradora da Kingston University (Reino Unido) Rachel Gannon,; o autor de banda desenhada e cofundador do maior festival de banda desenhada da Austrália Stuart Medley ou o ilustrador, animador, caricaturista e produtor e cocriador de Spam Cartoon, André Carrilho, que ganhou o Grande Prémio no World Press Cartoon.
Além destes oradores principais, a Comissão Científica da CONFIA selecionou mais de 60 artigos, dos 150 submetidos. Juntará mais de 150 participantes internacionais de cerca de 20 países, para partilha e debate de ideias, antecipando o futuro das áreas da ilustração e animação.
Comentários