Guarda

Pires Cabral e António Victorino d’Almeida homenageados no festival de poesia de Foz Côa

0

 O poeta transmontano A.M. Pires Cabral e o maestro e compositor António Victorino d’Almeida vão ser homenageados em Foz Côa, no âmbito do festival de poesia que decorre nesta cidade do distrito da Guarda, anunciou hoje a organização.

“As homenagens deste ano colocam em destaque as obras do poeta A. M. Pires Cabral e do compositor António Victorino d’Almeida, através de colóquios, conversas, leituras de poemas e, ainda, um recital das sopranos Ana Maria Pinto e Marina Pacheco, acompanhadas ao piano por Olga Amaro e Cristóvão Luís”, disse à agência Lusa o fundador e diretor do Festival de Poesia e Música de Foz Côa, Jorge Maximino.

A iniciativa está agendada para os dias 30 de abril a 03 de maio, com a programação a centrar-se no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa e no Agrupamento de Escolas do concelho.

Figuram ainda no cartaz autores como Ana Zanatti, Fernando Pinto do Amaral, Rui Lage, os atores Rui Spranger e Ana Couto, e músicos como o compositor e contrabaixista Alejandro Erlich-Oliva e a ‘cantautora’ Mafalda Veiga.

Este festival literário, o mais antigo do país, criado em 1984, “mantém-se como um espaço aberto à palavra poética e à criação artística, uma das suas premissas essenciais”, indicou Jorge Maximino.

Segundo os promotores, o Festival de Poesia aproveita também a deslocação de todos estes autores para reforçar a aproximação ao ensino, numa perspetiva pedagógica, associando a participação da comunidade numa parceria com o Agrupamento de Escolas do concelho.

“As sessões escolares incluem contos infantis, oficinas de canto, música e teatro, uma ação de formação para professores e, ainda, conversas com autores presentes no Festival”, acrescentam.

A retribuição dos alunos à comunidade, segundo os promotores, será feita através da leitura de poemas de Luís de Camões, de quem se assinalam os 500 anos do nascimento, e da exposição na biblioteca escolar “A amizade na arte”.

Durante todo o festival, e em simultâneo com a programação, decorre a habitual Feira do Livro de Poesia, promovida pela Snob Livraria e Editora.

O festival vai ocupar o Pequeno e o Grande Auditório do Centro Cultural de Foz Côa, assim como o Hall, onde se realiza a feira do livro, e onde será feita uma instalação dos artistas António Barros e Augusta Villalobos.

A sessão “Pinguim Fora de Portas” vai recriar em palco o hábito das ‘segundas de leitura’ do espaço Pinguim, no Porto, que há mais de 30 anos mantém a divulgação de poesia junto do público.

Na área da performance, os estudantes do Balleteatro levam a poesia à rua, em locais como o Mercado, a Rua de S. Miguel, a Praça do Tablado e a Praça do Município.

No grande auditório do Centro Cultural de Foz Côa, alunos do concelho vão apresentar o espectáculo poético “Recado aos amigos distantes”.

O Festival de Poesia e Música de Foz Côa encerra em 03 de maio, sábado, com uma conversa-concerto da cantora e compositora Mafalda Veiga, depois de uma mesa-redonda e de uma sessão de leitura pelos poetas convidados.

Para assinalar a abertura do festival, na quarta-feira, 30 de abril, será organizado um Comboio Literário que parte da Estação de S. Bento, no Porto, em direção ao Pocinho, atravessando toda a paisagem do Douro, classificada pela UNESCO como Património Mundial, até chegar a Vila Nova de Foz Côa.

O Festival de Poesia e Música de Foz Côa é organizado pela SOMA – Associação de Arte e Cultura, em parceria com o município de Vila Nova de Foz Côa.

Todas as sessões e espectáculos têm entrada livre, limitada à lotação da sala.

Notícias do Centro | Lusa

Oliveira do Hospital investe 423 mil euros em nove novos Condomínios de Aldeia

Notícia anterior

Estudo do Politécnico de Viseu mostra resultados alarmantes sobre literacia financeira dos estudantes

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda