A cidade de Pinhel, também conhecida por Cidade Falcão, prepara-se para acolher a 9ª edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores, um evento organizado pelo Município de Pinhel, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), com o objetivo de contribuir para a divulgação e afirmação dos Vinhos (e Sabores) da Beira Interior.
O certame dedicado aos Vinhos e Sabores da Beira Interior, área que abrange 20 concelhos dos distritos da Guarda e Castelo Branco, vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel, nos dias 15, 16 e 17 de novembro.
A par do Salão de Vinhos e Sabores, que conta com a participação de cerca de 50 produtores, haverá ainda provas comentadas de vinhos, degustações de produtos regionais, showcookings, um seminário dedicado ao tema da Internacionalização, uma área de restauração com várias propostas e, ao longo dos três dias, animação musical a condizer com o ambiente pretendido para este evento.
Do programa deste fim de semana enogastronómico, destaque ainda para duas atividades paralelas: Concurso de Vinhos “Escolha da Imprensa” (sob a orientação de Luís Lopes, Diretor da revista Vinho – Grandes Escolhas) e Maratona BTT – Pinhel Cidade Falcão (iniciativa do Município de Pinhel agendada para domingo, dia 17 de novembro).
Aquando da apresentação da 9ª edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores, que teve lugar na adega Lúcia & Américo Ferraz, na aldeia de Vale Flor, concelho de Mêda, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, sublinhou “a importância deste certame para a afirmação dos vinhos da Beira Interior, mas também para a afirmação da região e para a sua atratividade”. Cada vez mais, “a promoção territorial assenta na valorização do património, mas também da gastronomia e naturalmente dos vinhos associados a uma determinada região”, motivo pelo qual o Município de Pinhel e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior continuam a apostar na realização deste evento.
Provas comentadas, Showcookings e um Seminário
Num certame dedicado ao “néctar dos deuses”, não podem faltar as Provas Comentadas de Vinhos dinamizadas por especialistas na matéria. Luís Lopes, Diretor da Revista Vinho – Grandes Escolhas é participante assíduo, juntando-se-lhe o enólogo Tiago Macena (prestes a ser o primeiro Master of Wine português) e, ainda, o escanção Paulo Vale. A participação nas Provas Comentadas é gratuita, bastando inscrever-se no Secretariado do certame.
Gratuita (mas igualmente sujeita a inscrição) é também a participação nos showcookings dinamizados por chefes da região (e não só) que vão aproveitar a qualidade dos produtos regionais para partilhar saberes e sabores com os visitantes.
“A Internacionalização dos Vinhos da Beira Interior” é o tema do seminário agendado para a tarde do dia 16 de novembro (sábado). Com moderação da jornalista Madalena Ferreira (SIC), as conversas vão contar com a participação de Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal), Maria Miguel Manão (Adega de Cantanhede), Tiago Cristóvão (Quinta do Cardo) e Renata Abreu (Empreendedora e Formadora).
Animação Musical a condizer com um ambiente de requinte
Ao longo do fim de semana, o certame Beira Interior – Vinhos & Sabores vai ser acompanhado de diversos momentos musicais, privilegiando-se os ritmos calmos do jazz, blues e soul, com o Trio Ludgero Rosas Trio (sexta à noite) e o Fado de Coimbra, com João Farinha (sábado à noite). O evento termina com música tradicional a cargo do grupo local Trovas da Beira (domingo ao final da tarde).
O programa do evento completa-se em ambiente “outdoor”, com a realização de mais uma Maratona BTT – Pinhel Cidade Falcão. Depois de percorrer os trilhos e caminhos do concelho de Pinhel em duas rodas, os betetistas são convidados a visitar o certame dedicado aos Vinhos e Sabores da Beira Interior, completando deste modo a sua passagem por Pinhel.
Da Vinha ao Vinho, uma experiência de excelência
O concelho de Pinhel é há muito conhecido pelos seus Vinhos, produto de excelência que tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como “embaixador” destas terras de riba-Côa.
A par de uma das mais antigas e maiores adegas cooperativas do país, o surgimento de novos produtores veio contribuir para a diversificação da oferta e para a melhoria da qualidade, cada vez mais reconhecida a nível nacional e internacional.
Eleita Cidade do Vinho 2020, título que se estendeu a 2021 e 2022 devido à situação de pandemia, a cidade de Pinhel dedicou este título aos homens e às mulheres que, por sua vez, dedicam o seu quotidiano ao trabalho da terra e, em particular, ao cultivo da vinha.
Em sua homenagem, e por ocasião das comemorações dos 250 anos da Cidade de Pinhel (celebrados em 2020), o Município encomendou à Adega Cooperativa um vinho comemorativo a que deu o nome de “Pinhel Cidade Falcão | 1770 – 2020”.
Comentários