Castelo BrancoDestaque

Penamacor Vila Madeiro arranca no dia 06 de dezembro

0

A programação do evento Penamacor Vila Madeiro, que se realiza de 06 a 25 de dezembro, promete para este ano iniciativas culturais e passeios pedestres, além do tradicional Mercado de Natal.

O evento natalício, que celebra o madeiro que ganhou a fama de ser o maior do País, é inaugurado no dia 06 de dezembro, pelas 17:00, na Tenda Vila Madeiro, seguindo-se a inauguração da exposição “Altos-relevos e escultura na obra de Bertino Cordeiro”, no Museu Municipal de Penamacor, no distrito de Castelo Branco.

Pelas 21:00, decorre o concerto “Uma cura na Raia”, espetáculo que integra o processo de levantamento do património musical promovido pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, em colaboração com a Câmara Municipal, a Academia de Música e Dança do Fundão e diversas associações do concelho.

Numa nota enviada hoje à agência Lusa, o município de Penamacor explicou que o evento promete tradição, gastronomia, música, iniciativas culturais, passeios pedestres, espaços infantis e muita animação.

No dia 07, assinala-se o primeiro grande momento da festa, com a tradicional concentração do madeiro, no recinto de Nossa Senhora do Incenso.

No mesmo dia, destaca-se ainda o Fórum Madeiro – A Chama da Tradição, que decorre entre as 10:00 e as 12:00, e entre as 15:00 e as 17:00, no Teatro Clube de Penamacor.

Trata-se de um encontro informal de investigadores que aproxima a comunidade do meio académico e que tem como objetivo valorizar o património local, partindo das fogueiras de Natal como ritual do fogo presente em todo o espaço ibérico.

No dia 08, a vila de Penamacor sai à rua, a partir das 14:00, para saudar o desfile do madeiro, com o cortejo de tratores a carregar os troncos desde o Recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao Adro da Igreja, local onde o monte de lenha fica depositado até ao momento em que vai ficar em chamas, no dia 23.

O Teatro Clube de Penamacor vai ser o palco da apresentação do livro “Serra da Malcata”, da autoria de António Cabanas, no dia 13 a partir das 15:30.

Pelas 23:00, é a vez do cantor de música popular portuguesa Saúl fazer uma atuação.

No dia seguinte, a partir das 16:00, o Convento de Santo António recebe o Encontro de Cantares ao Menino, iniciativa que arranca para a 9.ª edição, e, às 18:30, decorre o concerto de Natal da Orquestra Tradicional Cordinhas da Beira Baixa, na Tenda Vila Madeiro.

Na manhã do dia 20 decorre o tradicional passeio pedestre com plantação de sobreiros e, a partir das 14:30, a Tenda Vila Madeiro recebe a demonstração culinária “Sabores de Natal – Tradição e inovação à mesa”, pelo chef Marco Santos.

Às 16:00, atua o Coro da Academia Sénior de Penamacor e, pelas 19:00, está prevista uma atuação dos Cavaquinhos da Escola Geração Musical.

No dia 23, perto das 00:00, decorre o tão esperado momento do acender do madeiro no Largo da Igreja Matriz.

Durante todos os dias, o evento conta com mercado de Natal, com um mercadinho do livro, com o espaço infantil “Casinha do Pai Natal” e com jogos e pinturas faciais.

Notícias do Centro | Lusa

Fundação Côa Parque defende participação comunitária na preservação da arte rupestre

Notícia anterior

Advogados julgados na Marinha Grande por alegada burla na compra de lar inexistente

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados