Guarda

Pastores e rebanhos invadem Vila Franca da Serra rumo às pastagens de altitude

0

A Bênção dos Rebanhos na freguesia de Vila Franca da Serra terá lugar no próximo dia 9 de julho, no âmbito da Rede Cultural “Terras da Transumância”, uma rede cultural que envolve os municípios de Gouveia, Fundão, Castro Daire e Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
Com encontro marcado junto à Capela de Santo António, em Vila Franca da Serra, pastores e rebanhos reúnem-se para a tradicional Bênção dos rebanhos, fazendo o devoto pedido ao Santo por boas pastagens, com vista à boa alimentação, saúde e proteção do gado.

São esperadas mais de 100 ovelhas e cabras que assim cumprem a tradição secular da transumância. Esta tradição consiste no deslocamento sazonal de rebanhos para locais que oferecem melhores condições para o gado durante uma parte do ano. O termo é associado geralmente aos deslocamentos de gado ovino, com a chegada do Verão e à procura de pastagens ainda frescas.
Populares e visitantes são convidados a acompanhar num percurso pedestre de três quilómetros pela pitoresca freguesia.

O programa tem início pelas 15 horas com um habitual concerto da Banda Filarmónica da Boa Educação de Vila Cova de Tavares. Pelas 16.30 horas, segue-se o percurso pedestre na pequena localidade, de cariz circular, um percurso com um nível de dificuldade baixo. Denominado, neste ano, de percurso do “Ciclo do Pão”, onde os participantes poderão conhecer melhor os contornos desta prática ancestral, bem como o seu modo de confeção do pão, desde a ceifa do centeio até à cozedura do mesmo. Pelas 18 horas, de volta à capela de Santo António, terá início a Bênção dos Rebanhos.

O Município de Gouveia integra a rede cultural “Terras da Transumância”, uma marca territorial que envolve também os municípios do Fundão, Castro Daire e Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o objetivo de promover a tradição pastoril e o património da transumância, bem como celebrar a cultura em torno desta tradição ancestral. É uma forma de afirmar estes territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência, defensores das suas memórias e dos seus costumes.

Gouveia vai receber ainda mais duas atividades no âmbito desta rede cultural: a transumância dos rebanhos de Vila Nova de Tazem, que terá lugar no mês de agosto, em data a definir, e a Romaria da Nossa Senhora de Assedasse, em Folgosinho, marcada para 8 de setembro.

A participação nesta atividade cultural e etnográfica é gratuita, mas limitada à participação máxima de 50 pessoas. As inscrições já se encontram abertas e os interessados poderão inscrever-se até ao dia 5 de julho, através do website do Município ou de forma presencial no Posto de Turismo; alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt ou dos contactos 238 083 930 e 962 033 099.

Direção Geral da Cultura apoia edição do Cancioneiro de São Miguel de Acha

Notícia anterior

40 concertos e quatro bailados marcam a programação do Cistermúsica

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda