Leiria

Parlamento aprova elevação a vila de duas povoações das Caldas da Rainha

0

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, em votação final global a elevação a vila das povoações de Salir do Porto e de Salir de Matos, no concelho das Caldas da Rainha, distrito de Leiria.

Os textos finais da comissão de Poder Local e Coesão Territorial aprovados hoje tiveram origem em projetos de lei apresentados por PS e PSD/CDS-PP.

Nas propostas, os deputados lembravam que Salir do Porto foi, em 2013, no âmbito da reforma administrativa, agregada na denominada União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, da qual é a sede.

Situada a cinco quilómetros da sede do concelho das Caldas da Rainha e limitada norte pela freguesia de São Martinho do Porto (no concelho de Alcobaça), a povoação é servida por diversas infraestruturas sociais, educativas, de saúde, recreativas, culturais e desportivas que, no entender dos deputados, justificavam a sua elevação a vila.

Além dos serviços e do património, os deputados destacavam ainda a existência na povoação da duna de Salir do Porto, “a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa”, a qual se estende por cerca de 200 metros de comprimento e 50 de altura acima do nível do mar.

No diploma relativo a Salir de Matos, sede de uma das dezasseis freguesias do concelho de Caldas da Rainha, os deputados sustentaram que a povoação está “em franca expansão” e conta com infraestruturas sociais, educativas, de saúde, recreativas, culturais e desportivas que justificam a sua elevação a vila, ao abrigo da lei e “através de uma ponderação excecional de critérios”.

No documento destacavam, entre outros serviços, a existência de um centro escolar com ensino pré-escolar e 1.º ciclo, centro de saúde, farmácia, laboratório de análises clínicas multibanco e posto de correios.

Notícias do Centro | Lusa

Cavalos zelam pela saúde mental e bem-estar de alunos do Politécnico de Coimbra

Notícia anterior

GNR de Aveiro apreende mais de 2000 maços de tabaco sem estampilha

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria