A Palbit, especialista no setor pulverometalúrgico, desenvolveu em colaboração com o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro um projeto tecnológico de I&D com o acrónimo DHardTools, que permite reduzir o impacto ambiental nos processos de maquinação, através do desenvolvimento de ferramentas de metal duro com revestimento de diamante funcional para micromaquinagem de materiais ultraduros, que possibilita a monitorização do processo através da implementação de sensores de temperatura.
O projeto de investigação baseia-se na introdução de boro na estrutura do revestimento de diamante com o intuito de aumentar a sua tenacidade e processar um sensor de temperatura. Através da utilização desses sensores é possível monitorizar a temperatura de forma a controlar o processo de micromaquinagem e assim aumentar o tempo de vida útil das ferramentas.
Além disso, o desenvolvimento de ferramentas revestidas com diamante permite a sua utilização em algumas aplicações de maquinagem com quantidade mínima de lubrificante, traduzindo-se numa redução de lubrificantes em mais de 90%, e no aumento da eficiência em alguns grupos de materiais de reduzida maquinalidade, possibilitando uma redução no impacto ambiental da operação de maquinagem.
Para Daniel Figueiredo, Membro do Conselho Executivo e responsável pelas áreas de Investigação e Desenvolvimento, “Esta é uma inovação tecnológica que permite à Palbit competir pelo valor acrescentado, através das mais-valias proporcionadas pela eficiência, bem como pela oferta de soluções mais sustentáveis e ecológicas”.
A utilização de diamante nas ferramentas de metal duro permitirá também obter elevadas velocidades de corte e maquinação a seco, através das estruturas multicamada MCD/NDC (microcristalino/nanocristalino).
Comentários