CoimbraDestaque

Palácio da Justiça de Coimbra celebra 90 anos com conferência, mostra e concerto

0

 O Palácio da Justiça de Coimbra vai assinalar o 90.º aniversário com a realização de uma conferência, um concerto e com a inauguração de uma exposição, revelou hoje a organização.

O Tribunal da Relação e o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra organizam, no dia 06 de maio, um ciclo evocativo dos 90 anos do Palácio da Justiça, bem como um alusivo a Manuel Rodrigues Júnior, que foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fundador da Ordem dos Advogados.

Manuel Rodrigues Júnior, que presidiu à cerimónia de inauguração do Palácio da Justiça de Coimbra há 90 anos, foi também o responsável pela aquisição, em 27 de janeiro de 1928, do então Palacete do Ameal, onde outrora esteve instalado o Colégio de São Tomás de Aquino, para que nele fosse instalado o Palácio da Justiça.

Para as 14:30 de dia 06 de maio está agendada a conferência “Palácio de Justiça de Coimbra – Memórias dos seus 90 anos e de um Homem que não passou”, que terá lugar no salão nobre do Tribunal da Relação de Coimbra.

A abertura estará a cargo do desembargador Carlos Oliveira, presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, enquanto o encerramento caberá ao desembargador Jorge Loureiro, presidente do Tribunal da Relação de Coimbra.

Serão intervenientes a atual secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, o jurista e historiador Luís Bigotte Chorão, o professor Paulo Mota Pinto e o juiz de direito Marco Aço Borges.

A moderação caberá ao vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva.

Logo após a conferência, pelas 17:30, será inaugurada a exposição alusiva ao edifício e a Manuel Rodrigues Júnior, no Palácio da Justiça de Coimbra.

Já pelas 21:30, terá lugar um concerto musical denominado “Concerto à Democracia”, no perímetro exterior do Palácio da Justiça.

Será realizado pelo Ensemble da Orquestra Clássica do Centro e contará com a participação da soprano Marina Pacheco e do tenor João Farinha.

O Tribunal da Relação de Coimbra está instalado, desde 27 de outubro de 1928, no edifício correspondente ao atual Palácio da Justiça de Coimbra.

Neste Palácio funciona também o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, desde junho de 1933.

GNR deteta 26 infrações em operação na região de Leiria para prevenir descargas ilegais

Notícia anterior

Festival Literário da Gardunha realiza-se no Fundão até domingo

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra