A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha vai ser palco do já tradicional Concerto de Natal pela Orquestra Filarmonia das Beiras este domingo, dia 10, pelas 18:00h.
No espetáculo, de entrada livre, os músicos vão interpretar três obras de conceituados compositores – “An American in Paris”, de George Gerschwin, “Concerto para Violino e Orquestra”, de Frederick Delius e “Gloria”, de Francis Poulenc.
“Poder-se-ia dizer que este programa de concerto começa com ‘An American in Paris’ e acaba com un Parisien en Amérique, pois, enquanto a obra de Georg Gershwin foi composta a partir das experiências que o compositor americano viveu na capital francesa, o ‘Gloria’ de Francis Poulenc resultou da encomenda de uma fundação ligada à orquestra de Boston, podendo ser considerado como sendo a culminação da sua excelente relação com os Estados Unidos da América”, refere o maestro Vasco Negreiros, que irá dirigir a Orquestra Filarmonia das Beiras no concerto em Albergaria-a-Velha.
Entre estas duas expressões de bem-estar na vida de Gershwin e Poulenc, medeia o programa uma obra mais introspetiva e comovente, também nascida da relação entre um europeu e os EUA, mas, desta feita, de um cariz muito distinto. Frederick Delius nasceu no Reino Unido, no seio de uma família alemã, e a sua vida foi marcada por uma relação inter-relacional proibida, tendo tido um filho com uma mulher negra. O seu concerto para violino, único instrumento de que dispunha na quinta californiana, contém muitas referências musicais afro-americanas, certamente devido à sua história pessoal.
A Orquestra Filarmonia das Beiras vai ser acompanhada pela Orquestra Sinfónica e pelo Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Como convidados, Kinga Switaj, no violino, e a soprano Isabel Alcobia.













Comentários