Castelo Branco

Orçamento participativo de Idanha-a-Nova bate recorde de candidaturas

0

 A Câmara de Idanha-a-Nova bateu este ano o recorde de propostas apresentadas ao orçamento participativo do município, um total de 78 de todo o concelho, em votação até ao dia 19.

“Este ano tivemos uma forte participação. A maior participação de sempre”, sublinhou à agência Lusa o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O autarca daquele concelho raiano, no distrito de Castelo Branco, disse que o objetivo é “envolver a comunidade”, manifestando-se “muito satisfeito pela extrema participação de todas as freguesias”.

O Idanha Participa tem uma dotação financeira de 170 mil euros e os recenseados no concelho podem votar, cada um em duas propostas.

O presidente da Câmara frisou que, enquanto em muitos municípios o orçamento participativo deixou de se realizar, em Idanha-a-Nova aumentou o interesse por este instrumento de participação cívica.

O autarca justifica a adesão com o “desafio” feito à comunidade para se envolver, perceber as suas vontades, o que consideram necessário e o que gostariam de ver concretizado.

De acordo com Armindo Jacinto, este ano o Idanha Participa contempla não apenas obras, mas também “projetos imateriais”, como espetáculos, música ou equipamentos.

“A ideia é despertarmos os nossos cidadãos, para que possam participar na construção de um orçamento”, realçou.

Armindo Jacinto acrescentou que “mesmo que os valores do orçamento participativo não resolvam muitas das preocupações das pessoas está a habituá-las a participar e a dizerem o que querem”.

Notícias do Centro | Lusa

Santana Lopes diz em Coimbra que o seu coração ainda é “laranja”

Notícia anterior

Penalva do Castelo apresenta orçamento de 15,6 milhões para 2025

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados