Coimbra

Orçamento municipal de Miranda do Corvo em 2025 ascende a 22,6 milhões de euros

0

 O orçamento do município de Miranda do Corvo para 2025 ascende a 22,6 milhões de euros, contra os 21 milhões de 2024, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

O orçamento, segundo Miguel Baptista, “inclui investimentos estruturantes para 2025 e anos seguintes”, com destaque para a requalificação do Centro de Saúde e obras de saneamento e renovação das redes de abastecimento de água.

“Trata-se de um orçamento realista que prevê outros projetos de investimento e a continuidade de uma gestão rigorosa e eficiente”, adiantou o autarca do PS, que está a cumprir o terceiro mandato, sem interrupções desde 2013, na liderança da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra.

O orçamento e as grandes opções do plano (GOP) foram aprovados pelo executivo na sexta-feira, com quatro votos a favor do PS e três abstenções da coligação Juntos por Miranda, que reúne o PSD e o PPM.

“O orçamento municipal para 2025 situa-se nos 22.582.000 euros, cumpre a regra geral do equilíbrio orçamental, com valor igual ao nível da receita e da despesa, traduzindo um aumento de cerca de 8,6% quando comparado com o orçamento inicial de 2024”, afirmou Miguel Baptista numa introdução escrita aos documentos previsionais.

Por outro lado, “é também cumprida a regra do equilíbrio orçamental corrente prevista na Lei das Finanças Locais”.

A distribuição das dotações orçamentais consagrada nas GOP, em milhões de euros e por eixo estratégico, é a seguinte: coesão social – 3,218 ME (14,3%), mobilização social – 0,938 ME (4,2%), coesão territorial – 3,604 ME (16,0%), sustentabilidade ambiental 4,345 ME (19,2%), impulso económico – 1,004 ME (4,4%) e governança municipal – 9,472 ME (41,9%).

“A receita corrente prevista é próxima de 15,8 milhões de euros e a receita de capital da ordem de 6,5 milhões. Do lado da despesa, a componente corrente é de cerca de 12,9 milhões de euros, a que se soma a despesa de capital de 9,6 milhões, sendo de destacar 8,8 milhões de euros de aquisição de bens de capital”, referiu o presidente da Câmara na referida nota introdutória.

No âmbito da despesa, explicou, “o orçamento municipal orienta-se pelos princípios da eficiência, da eficácia e da economicidade, preservando a contínua eliminação do desperdício, bem como a melhoria da gestão dos recursos disponíveis, da produtividade e da qualidade dos serviços”.

O autarca antevê a necessidade “de vir a realizar uma revisão ao orçamento logo que sejam aprovadas mais candidaturas e quando for possível incorporar o saldo de gerência de 2024”, o que permitirá “reforçar a dotação de alguns projetos e ações”.

O vereador da oposição Paulo Silva disse que, em 2024, o trabalho do executivo de maioria socialista “voltou a não corresponder às expectativas criadas” à população do concelho.

“Apesar de estarem inscritos em orçamento projetos com os quais concordamos, sentimos mais uma vez que quase tudo ficou por fazer”, lamentou a coligação Juntos por Miranda.

Na declaração de voto que apresentaram na última reunião da Câmara, facultada à Lusa, Paulo Silva, Filipe Rosa e Sara França alegaram que o concelho tem atualmente “um tecido empresarial fraco e frágil, por via de uma política deste executivo socialista, que nada fez para alterar o rumo dos acontecimentos”.

“Neste momento, estamos completamente bloqueados no que diz respeito à criação [ou] disponibilização de novos lotes nas zonas industriais existentes e com um atraso de vários anos na criação do novo parque logístico, em Lamas, junto ao nó da autoestrada [A13]”, criticaram.

O orçamento de 22,6 milhões de euros para 2025, que carece ainda de apreciação e votação da Assembleia Municipal, em que o PS está em maioria, representa um aumento relativamente ao orçamento de 2024, que na versão inicial rondava os 21 milhões de euros.

Notícias do Centro | Lusa

Castanheira de Pera com orçamento 17,9 milhões em 2025

Notícia anterior

Câmara de Mortágua aprova proposta de orçamento de 16 milhões para 2025

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra