DestaqueViseu

Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva

0

O Município de Oliveira de Frades recusa aderir, de imediato, ao sistema das Águas do Douro e Paiva, embora o possa fazer no futuro, disse hoje o presidente da Câmara.

“O Município comunicou à ministra do Ambiente e Energia, no prazo que lhe foi concedido para se pronunciar, que não aceita nem pretende aderir a tal sistema intermunicipal de abastecimento de água”, disse João Valério à agência Lusa.

Isto, porque “o Município de Oliveira de Frades tem um sistema próprio e autónomo de abastecimento de água pública no seu território e pretende manter em exclusivo esse sistema de abastecimento, não tendo presentemente necessidade nem intenção de aderir a qualquer rede intermunicipal de abastecimento de água pública”.

O presidente, que cumpre o primeiro mandato eleito pela coligação PSD/CDS-PP, afirmou que a tomada de posição foi enviada na segunda-feira à ministra do Ambiente e Energia, uma vez que hoje era o último dia para os municípios reagirem.

O autarca enviou uma nota à agência Lusa na sequência da aprovação em Conselho de Ministros, na sexta-feira, de um decreto-lei que abrange nove municípios, um do distrito de Aveiro (Vale de Cambra) e os restantes do de Viseu.

O decreto-lei “procede à integração dos municípios de Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vale de Cambra, Viseu e Vouzela no sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto, gerido pela Águas do Douro e Paiva, S.A.”.

João Valério admitiu que este projeto de decreto-lei “é uma porta aberta para a adesão, mas Oliveira de Frades, para já, não tem interesse”.

“Fica a porta aberta para, no futuro, na eventual necessidade de poder aderir de forma total ou parcialmente”.

Questionado sobre se pediu a adesão ao sistema de Águas do Douro e Paiva, Valério disse que “Oliveira de Frades nunca concluiu qualquer negociação no sentido de manter, no imediato, o interesse na adesão”.

Notícias do Centro | Lusa

Teatrão de Coimbra chega a sítios e públicos diferentes há 31 anos

Notícia anterior

GNR de Viseu detém dois homens por furto de metais não preciosos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque