A Câmara de Oleiros aprovou por maioria o orçamento municipal para 2023, no valor de 14,6 milhões de euros, montante que representa um aumento de cerca de 646 mil euros face ao deste ano.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, referiu que este orçamento assume os princípios base nos quais assentou a gestão municipal dos últimos anos: “a transparência, o rigor e o cumprimento dos compromissos assumidos com os cidadãos”.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023 foram aprovados na quarta-feira, pelos três elementos do PSD no executivo municipal e contou com a abstenção dos dois vereadores do “Mais Concelho de Oleiros”.
Os setores da ação social e da educação mantêm-se como prioritários para a maioria no executivo, que, neste segundo ano de mandato, quer dar continuidade a estratégias de fixação de empresas e criação de emprego.
“Foi o que dissemos quando tomámos posse e neste segundo ano de exercício já teremos algumas concretizações neste sentido, mas é claramente um trabalho para continuar”, frisou o presidente da Câmara, Fernando Marques Jorge (PSD).
A construção de habitação a custos controlados será também “uma marca deste orçamento”, sublinhou o autarca.
“Realço ainda a aposta no turismo, nomeadamente no turismo de natureza, valorizando as nossas potencialidades gastronómicas e as unidades hoteleiras de excelência existentes no concelho”.
Nas Grandes Opções do Plano para 2023, o destaque vai para as intervenções na rede viária, com pavimentações e calcetamentos por todo o concelho de Oleiros, a construção da Incubadora de Empresas na Zona Industrial de Alverca (Centro de Incubação e Desenvolvimento de Empresas de Oleiros) e a requalificação urbana.
A aposta na floresta com os Condomínios de Aldeia, as Áreas Integradas e a construção de mais pontos de água para prevenção e combate a incêndios integram também o rol de prioridades do executivo municipal.
Comentários