A Infraestruturas de Portugal vai condicionar a circulação no IP3, no troço entre o Nó de Tondela Sul e o Nó de Canas de Santa Maria, no âmbito da empreitada de duplicação e requalificação da via entre Santa Comba Dão e Viseu.
A partir de 27 de fevereiro, a circulação, que atualmente se processa em regime 2×1 vias, passará a efetuar-se integralmente em 1×1 via. Ficam proibidas as ultrapassagens e será imposta a redução dos limites máximos de velocidade. A empresa estima que o condicionamento se prolongue por cerca de seis meses.
Para implementar esta alteração será necessário realizar trabalhos prévios de sinalização temporária, o que implicará o corte total do trânsito naquele troço durante períodos noturnos. As intervenções decorrem nas noites de 24, 25 e 26 de fevereiro, entre as 21h00 e as 6h00. Durante esses períodos, o tráfego será desviado pela antiga EN2.
A Infraestruturas de Portugal solicita a compreensão dos utilizadores pelos incómodos causados, sublinhando que os trabalhos visam melhorar as condições de segurança da infraestrutura e dos seus utilizadores.
A empreitada de duplicação e requalificação do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu representa um investimento de cerca de 103 milhões de euros e abrange uma extensão de 27,5 quilómetros.
O troço em intervenção desenvolve-se entre o km 90,200, a norte do Nó de Vila Pouca, e o km 117,722, na zona da passagem superior de interseção desnivelada com a A25/IP5, atravessando os concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu.
Entre as principais intervenções previstas destacam-se:
-
Alargamento da plataforma rodoviária para perfil 2×2 vias;
-
Retificação, alargamento e melhoria do traçado;
-
Melhoria das ligações e acessibilidades à rede viária local;
-
Reforço estrutural e funcional do pavimento;
-
Reforço e modernização da sinalização e dos equipamentos de segurança.
A obra integra o projeto global de requalificação e duplicação do IP3, considerado um eixo rodoviário estratégico para a coesão territorial e para a mobilidade na região Centro.
No âmbito deste plano, já foi concluída a requalificação do troço entre o Nó de Penacova (km 59) e a ponte sobre o rio Dão (km 75,160).













Comentários