Leiria

Óbito de Laborinho Lúcio: Federação de Leiria do PS realça “sentido de serviço público”

0

A Federação Distrital de Leiria do PS manifestou hoje “profundo pesar” pela morte do antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio, realçando o seu “sentido de serviço público” e o “contributo decisivo para uma justiça mais humana”.

“Ao longo da sua vida, distinguiu-se pelo sentido de serviço público, pela defesa do diálogo e pelo contributo decisivo para uma justiça mais humana e próxima dos cidadãos”, refere uma publicação da Federação na rede social Facebook.

Na publicação, a Federação, liderada por Gonçalo Lopes, faz saber que, “com profundo pesar”, lamenta “o falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio”, nascido em 01 de dezembro de 1941, na Nazaré, distrito de Leiria.

“Personalidade marcante da justiça e da vida pública portuguesas, dedicou-se ao serviço do Estado, à defesa dos direitos, ao aprofundamento da cidadania e à promoção dos valores da justiça e do Estado de Direito”, adianta.

Salientando que Laborinho Lúcio desempenhou um papel fundamental em diversas áreas, o Partido Socialista do distrito de Leiria expressa “as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os que com ele partilharam o percurso e o legado de compromisso com a justiça e a democracia”.

“Prestemos-lhe a devida homenagem, continuando a trabalhar pelos valores que sempre defendeu e mantendo viva a memória do seu contributo para uma sociedade mais justa, solidária e democrática”, adianta.

O antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio morreu hoje aos 83 anos em casa, confirmou à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.

Laborinho Lúcio foi secretário de Estado da Administração Judiciária e ministro da Justiça em 1990, durante o governo de Cavaco Silva, e Ministro da República para os Açores, em 2003, durante a Presidência de Jorge Sampaio.

Foi também procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra, inspetor do Ministério Público, procurador-geral-adjunto da República, diretor da Escola da Polícia Judiciária e do Centro de Estudos Judiciários.

Mais recentemente, compôs a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa.

Álvaro Laborinho Lúcio nasceu na Nazaré e na juventude foi ator amador, tendo participado na criação do Grupo de Teatro da Nazaré.

Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito e obteve o Curso Complementar de Ciências Jurídicas.

Laborinho Lúcio foi membro, entre outras, de associações como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a CrescerSer – Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família, de que é sócio fundador.

Entre 2013 e 2017, foi presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho e membro eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Foi condecorado em 2005 pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Notícias do Centro | Lusa

Óbito de Laborinho Lúcio: Nazaré lamenta “perda irreparável” e decreta luto municipal

Notícia anterior

Aveiro passa a ter informação em tempo real sobre a localização dos autocarros

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria