“Chamada para o Desassossego – Dial for Disquiet”, é o nome da game jam que tem estado a decorrer na Praça da Criatividade em Óbidos, no âmbito do REPLAY, um mestrado internacional conjunto entre a Universidade Lusófona de Lisboa, a Luca School of Arts (Bélgica) e a Aalto University (Finlândia).
O desafio proposto aos participantes, num total de 24, foi a criação de experiências jogáveis com controlos alternativos, em ambiente imersivo, com o tópico “Inquietação”, o tema da edição deste ano do FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.
Para se prepararem, “os participantes tiveram uma sessão de trabalho em Lisboa com um filósofo alemão, e trabalharam ‘O Livro do Desassossego'”, de Fernando Pessoa, explicou-nos Filipe Costa Luz, docente e diretor do mestrado em Game Design e Playable Media na Universidade Lusófona.
A “Chamada para o Desassossego” tem estado a ser materializada desde terça-feira, 24, através da utilização de telefones fixos antigos, preparados do ponto de vista do seu interface para que se possam desenvolver jogos sem ecrã. “É incrível como a forma como se joga muda a experiência de jogo e o modo como interagimos com ele”, salientou.
O objetivo das game jams é “gerar ideias” e daqui vão sair, certamente, várias, acredita Filipe Luz.
As melhores serão apresentadas durante o FÓLIO, festival que decorre de 10 a 20 de outubro.
A ação que hoje termina na Praça da Criatividade é já a terceira este ano, e conta uma vez mais com o apoio do município de Óbidos, que enquadra este tipo de iniciativas na sua estratégia de ativação territorial baseada da criatividade e na inovação, e na qual a área dos videojogos tem um
papel central.
O REPLAY é um mestrado europeu de dois anos que reúne estudantes de diferentes países com o objetivo de criar, experimentar e desenvolver experiências de jogo. O programa capacita os alunos a moldar o futuro do design de jogos, promovendo a criatividade e a inovação na indústria.
O curso é oferecido em parceria por três universidades europeias: a Universidade Lusófona, em Lisboa (Portugal), a Luca School of Arts, em Genk (Bélgica), e a Aalto University, em Helsínquia (Finlândia).
A mobilidade entre estas instituições é obrigatória, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizagem diversificada em diferentes contextos culturais e académicos.
Durante o primeiro semestre, os estudantes iniciam o curso em Lisboa, onde exploram redes locais e contextos culturais para desafiar as convenções tradicionais da criação de jogos. No segundo semestre, os alunos mudam-se para Genk, na Bélgica, para continuar o trabalho em equipa na Luca School of Arts. O terceiro semestre é realizado em Helsínquia, na Aalto University.
No último semestre, os estudantes escolhem uma das três universidades para desenvolverem o seu projeto final.
Recorde-se que, já este ano, Óbidos acolheu outras duas game jams, no âmbito do projeto europeu EPIC-WE, uma iniciativa inovadora que pretende provar ou comprovar que, através do gaming e dessa experiência de criação por jovens estudantes universitários e do secundário, é possível apreender os valores europeus através de jogos (jogos de e pela Cultura).
Este projeto é dinamizado pelo Óbidos Hub, e resulta de uma colaboração, em Portugal, entre um parceiro de investigação do ensino superior (Universidade Lusófona), um representante das indústrias criativas (BATTLESHEEP – BS), e um parceiro histórico-cultural (o Município de Óbidos).
Comentários