Leiria

Nuno Violante (CDU) alerta para problemas graves na mobilidade em Leiria

0

O candidato da CDU à presidência da Câmara de Leiria, Nuno Violante, alertou hoje para a existência de problemas graves na mobilidade e para a necessidade de se planear o território face ao investimento da alta velocidade.

“Temos problemas graves de mobilidade em Leiria”, afirmou à agência Lusa Nuno Violante, destacando que a CDU, coligação formada pelos partidos Comunista Português e Ecologista os Verdes, tem “muitas propostas a esse nível”, nomeadamente a luta pelo “fim das portagens que cercam Leiria”, referindo o Itinerário Complementar 36 e as autoestradas 8 e 19.

No Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, nos Marrazes, onde hoje a candidatura da CDU começou a campanha, que continua à tarde na Barosa, para onde está projetada uma estação da linha ferroviária de alta velocidade, o cabeça de lista da CDU destacou a necessidade de “planear a organização daquele território”, dado que a futura infraestrutura “vai ter uma projeção a nível regional muito forte”.

“[Leiria] vai precisar também de planos de mobilidade, quer da ligação à cidade e às freguesias, como também a toda a região”.

Nuno Violante recordou ainda a “intenção muito antiga de requalificar a Linha do Oeste e eletrificá-la”, o que “seria muito importante para as empresas a nível regional e agora com a articulação com a linha de alta velocidade”.

O candidato considerou ser necessário, “no curto prazo, arranjar estacionamento à volta da cidade e junto das empresas, nos locais onde as pessoas se acumulam, nomeadamente também nos bairros”, assim como mais oferta dos transportes urbanos de Leiria (Mobilis).

Já no âmbito da cultura, Nuno Violante considerou que Leiria precisa de “um programa cultural coerente e não um programa cultural do município que é feito a metro, isto é, eventos em cima de eventos”.

“Achamos também que esse programa cultural tem de chegar às freguesias, não pode acontecer apenas em dois quilómetros quadrados no centro da cidade, porque, inclusivamente, isso ataca, condiciona, o direito ao descanso e o direito à própria mobilidade na cidade”.

Defendendo o apoio aos agentes que fazem cultura, o candidato afirmou ser importante, igualmente, levar a cultura às escolas do 1.º ciclo, com grupos musicais ou teatrais.

“Seria muito importante para aproximar a cultura da juventude e afastá-la um bocadinho da cultura da Internet”.

Sobre as expectativas para as eleições autárquicas de domingo, Nuno Violante salientou que a candidatura da CDU tem sido muito bem recebida.

“Estamos em crer que vamos crescer e que temos uma oportunidade de reforçar a nossa presença nas assembleias de freguesia, mas também na Assembleia Municipal e mesmo na eleição de um vereador, que seria muito importante para condicionar e participar das decisões camarárias no futuro”.

Nas autárquicas de 2021, Gonçalo Lopes, que é recandidato, liderou, pela primeira vez, a lista do PS ao município, com o partido a manter oito mandatos e o PSD três. Os vereadores sociais-democratas passaram depois a independentes.

São também cabeças de lista à Câmara de Leiria nas próximas autárquicas Sofia Carreira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Paulo Ventura (IL), Branca Matos (CDS-PP), José Peixoto (coligação Avançar Leiria, que junta BE, Livre e PAN) e Nuno Henriques Barroso (ADN).

Notícias do Centro | Lusa

Cinco investigadores do Politécnico da Guarda entre os 2% mais citados do mundo

Notícia anterior

CDU quer acabar com empregos precários em Castelo Branco

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria