Leiria

Nuno Barroso (ADN) quer nova rede com transportes gratuitos em Leiria

0

O candidato à presidência da Câmara de Leiria pela Alternativa Democrática Nacional (ADN), Nuno Henriques Barroso, disse hoje que pretende criar uma rede de transportes no concelho gratuita para os residentes.

Antes da arruada prevista para hoje à tarde na cidade, no âmbito da campanha do ADN, o candidato explicou à agência Lusa que a intenção é criar o projeto “Leiria verde, Leiria viva”, dedicado à mobilidade e ambiente.

“Está prevista a criação de uma pequena frota de miniautocarros híbridos ou elétricos que possam garantir a mobilidade para os munícipes. A princípio será mais para a cidade centro, mas também é importante abranger outras freguesias e estabelecer essa interligação”, afirmou.

A componente ambiental prevê “garantir que a cidade tem os espaços bem tratados, não só em termos de parques”, mas, também, promover “momentos de lazer nesses espaços” para que “as pessoas possam sair e conviver com as suas famílias”.

O rio Lis é uma das prioridades do partido para Leiria: “Queremos a requalificação e limpar, mas sabemos que vai ser difícil. Queremos dar vida ao rio, com canoagem e outros desportos aquáticos. Acima de tudo, queremos combater a poluição que se vai acumulando nas águas. É preciso ter muito cuidado com as descargas que têm acontecido, porque a água fica poluída e pode fazer mal às pessoas”, disse Nuno Henriques Barroso.

Outro projeto do ADN para Leiria é o cartão “Amo Leiria”, que vai funcionar por inscrição.

Além de dar acesso à rede de transportes prevista pelo “Leiria verde, Leiria viva”, o novo projeto visa “aproximar o município das pessoas”.

“Vai dar acesso a eventos culturais, exposições, museus, castelo, mas também benefícios comerciais, para apoiar o comércio local” e é também pensado para ajudar “jovens e idosos”.

Segundo o candidato do ADN a Leiria, a intenção é a de “as pessoas poderem receber no seu telefone informações sobre o que vai acontecer naquela semana, todos os dias”.

“O mundo hoje é muito rápido e, assim, as pessoas têm acesso a essa informação direta”, concluiu.

Nas autárquicas de 2021, Gonçalo Lopes, que é recandidato, liderou, pela primeira vez, a lista do PS ao município, com o partido a manter oito mandatos e o PSD três. Os vereadores sociais-democratas passaram depois a independentes.

São também cabeças de lista à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas Sofia Carreira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Paulo Ventura (IL), Nuno Violante (CDU), José Peixoto (coligação Avançar Leiria, que junta BE, Livre e PAN) e Branca Matos (CDS-PP).

Notícias do Centro | Lusa

Duas crianças em Coimbra com baixa visão continuam sem transporte especial

Notícia anterior

Candidato do ADN promete novas instalações para ACAPO de Coimbra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria