No passado sábado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Município celebrou 55 anos de uma história escrita com altruísmo, valentia e dedicação plena à comunidade Pampilhosense, mas também a todos/as os/as que precisaram do seu auxílio, proteção e socorro ao longo destes anos.
Na sessão solene, que decorreu no Auditório Municipal e ficou marcada pela entrega de dois Crachás de Ouro – medalha referente a 35 anos de serviço – , o Presidente da direção da AHBVPS, João Ramos, revelou que nos primeiros onze meses de 2024, os bombeiros de Pampilhosa da Serra efetuaram 674 emergências pré-hospitalares, 18 intervenções em acidentes de viação, 31 incêndios, 154 outras operações de socorro, 1888 transportes regulares de doentes, 189 transportes entre unidades de saúde, 27 prevenções a atividades de lazer, 1059 deslocações em serviço geral, num total de 556 034 km.
Os números refletem a importância vital da Associação para o concelho, que o Município “compreende de sobremaneira” e “sem o seu contributo tornaria impossível a sobrevivência desta instituição”, disse João Ramos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, que encerrou a sessão solene, este foi “um dia de celebração, de homenagem, mas sobretudo de gratidão”, referiu, agradecendo a todos os bombeiros, funcionários e órgãos sociais – atuais e anteriores -, pelo “tempo que ofereceram, pelo esforço que dedicaram e pela segurança que garantiram”. “A vossa missão é essencial e o vosso exemplo é inestimável”, frisou.
Para o cumprimento dessa missão, a AHBVPS conta agora com 3 novos veículos, oferecidos no âmbito do 55º aniversário, completado no dia 29 de novembro: um Veículo de Transporte de Doentes não Urgentes (VDTD 10), oferecido por Acácio Teixeira; um Veículo Plataforma (VP 16-01), oferecido pelo Município de Pampilhosa da Serra e um Veículo Florestal Combate a Incêndios (VFCI 09), atribuído pela Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Foram ainda galardoados 2 bombeiros com a medalha Grau Cobre (5 anos de serviço), 7 bombeiros/as com a medalha Grau Prata (10 anos de serviço), 4 bombeiros/as com a medalha Grau Ouro (15 anos de serviço), 11 bombeiros/as com a medalha Grau Ouro de 20 anos de serviço, 5 bombeiros com a medalha Grau Ouro de 25 anos de serviço e 3 bombeiros galardoados com a medalha de assiduidade Grau Ouro (30 anos de dedicação). A própria AHBVPS foi também agraciada com uma medalha de gratidão, entregue pela Liga dos Bombeiros Portugueses, recebendo ainda um monitor oferecido pelo Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra, a quem a Associação agradeceu pela constante cedência gratuita das suas instalações.
A promoção de 8 bombeiros à categoria de 1ª, foi também um dos destaques das comemorações do 55º aniversário da AHBVPS.
Comentários