Coimbra

Novos veículos e homenagens marcam comemoração em “família” do 55º aniversário dos bombeiros de Pampilhosa da Serra

0

No passado sábado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Município celebrou 55 anos de uma história escrita com altruísmo, valentia e dedicação plena à comunidade Pampilhosense, mas também a todos/as os/as que precisaram do seu auxílio, proteção e socorro ao longo destes anos. 

Na sessão solene, que decorreu no Auditório Municipal e ficou marcada pela entrega de dois Crachás de Ouro – medalha referente a 35 anos de serviço – , o Presidente da direção da AHBVPS, João Ramos, revelou que nos primeiros onze meses de 2024, os bombeiros de Pampilhosa da Serra efetuaram 674 emergências pré-hospitalares, 18 intervenções em acidentes de viação, 31 incêndios, 154 outras operações de socorro, 1888 transportes regulares de doentes, 189 transportes entre unidades de saúde, 27 prevenções a atividades de lazer, 1059 deslocações em serviço geral, num total de 556 034 km. 

Os números refletem a importância vital da Associação para o concelho, que o Município “compreende de sobremaneira” e “sem o seu contributo tornaria impossível a sobrevivência desta instituição”, disse João Ramos. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, que encerrou a sessão solene, este foi “um dia de celebração, de homenagem, mas sobretudo de gratidão”, referiu, agradecendo a todos os bombeiros, funcionários e órgãos sociais – atuais e anteriores -, pelo “tempo que ofereceram, pelo esforço que dedicaram e pela segurança que garantiram”. “A vossa missão é essencial e o vosso exemplo é inestimável”, frisou. 

Para o cumprimento dessa missão, a AHBVPS conta agora com 3 novos veículos, oferecidos no âmbito do 55º aniversário, completado no dia 29 de novembro: um Veículo de Transporte de Doentes não Urgentes (VDTD 10), oferecido por Acácio Teixeira; um Veículo Plataforma (VP 16-01), oferecido pelo Município de Pampilhosa da Serra e um Veículo Florestal Combate a Incêndios (VFCI 09), atribuído pela Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Foram ainda galardoados 2 bombeiros com a medalha Grau Cobre (5 anos de serviço), 7 bombeiros/as com a medalha Grau Prata (10 anos de serviço), 4 bombeiros/as com a medalha Grau Ouro (15 anos de serviço), 11 bombeiros/as com a medalha Grau Ouro de 20 anos de serviço, 5 bombeiros com a medalha Grau Ouro de 25 anos de serviço e 3 bombeiros galardoados com a medalha de assiduidade Grau Ouro (30 anos de dedicação). A própria AHBVPS foi também agraciada com uma medalha de gratidão, entregue pela Liga dos Bombeiros Portugueses, recebendo ainda um monitor oferecido pelo Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra, a quem a Associação agradeceu pela constante cedência gratuita das suas instalações.

A promoção de 8 bombeiros à categoria de 1ª, foi também um dos destaques das comemorações do 55º aniversário da AHBVPS. 

 

Universidade Coimbra cria Centro Inovação Pedagógica em parceria com 10 instituições

Notícia anterior

Covilhã com uma hora de estacionamento gratuito nos silos durante a quadra natalícia

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra