DestaqueGuarda

Novo presidente quer afirmar a Guarda como “capital da Beira Interior Norte”

0

O independente Sérgio Costa, eleito presidente da Câmara da Guarda nas últimas autárquicas, disse hoje que pretende trabalhar para afirmar a cidade como “capital da Beira Interior Norte” e da “sub-região das Beiras e Serra da Estrela”.

“Há tanto para fazer na Guarda. A Guarda tem que se afirmar, conforme já referi, como a capital da Beira Interior Norte, desta sub-região das Beiras e Serra da Estrela. Há tanto para fazer, há tanto para puxar pela Guarda. Há 27 anos, eu vim para a Guarda porque ela era atrativa sob o ponto de vista social, sob o ponto de vista da empregabilidade, sob o ponto de vista do ensino, entre tantas outras matérias”, disse hoje Sérgio Costa à agência Lusa.

O líder do movimento independente “Pela Guarda”, que vai tomar posse como novo presidente da Câmara Municipal no dia 16, considera que é preciso “retornar a esses tempos” porque “eram tempos bons” e a Guarda “tem todas” as condições para o fazer e é “uma das 18 capitais de distrito de Portugal continental”.

“E nós temos que ambicionar estarmos, ou posicionarmo-nos no lugar que merecemos, como capital de distrito, como capital das Beiras e Serra da Estrela, desta grande sub-região, com a localização geográfica que nós temos, com as autoestradas e com a ferrovia”, defende.

Na opinião de Sérgio Costa, a Guarda tem as condições para se afirmar na liderança da região: “Temos é que aproveitar essas condições para nos catapultarmos naturalmente e para nos catapultarmos em termos da visualização nacional e da visualização ibérica e europeia e para atrair para aqui investimento, porque o grande motor da economia serão sempre as empresas e nós temos que estar sempre ao lado delas, mas temos de ter muito trabalho em rede, onde todos os agentes políticos são chamados a comparecer sob o ponto de vista positivo”.

Para o novo presidente eleito, “as pugnas eleitorais já terminaram e a população da Guarda está farta de ver as politiquices de vão de escada”.

“Isso não nos leva a lado nenhum, temos é que trabalhar para o futuro desta nossa cidade, deste nosso concelho, desta nossa região”, sublinha.

Na entrevista à Lusa, Sérgio Costa promete ainda “trabalhar muito em prol do desenvolvimento” da Guarda.

Ajudar as empresas já instaladas no território e captar novos investimentos, para criar mais postos de trabalho e “mais riqueza”, são prioridades do mandato 2021-2025, sem esquecer a economia social.

Na educação diz que o município, sob a sua liderança, irá trabalhar em rede, em parceria com todas as instituições de ensino.

A regeneração urbana do centro histórico, a construção da nova “variante dos Efes” e a duplicação do parque industrial, são projetos a concretizar no mandato para que a cidade seja “atrativa, como outrora foi”.

Como prioridades destaca a execução do Plano de Pormenor do Cabroeiro e a “variante dos Efes” (que ligará a zona do antigo matadouro à Via de Cintura Externa), bem como a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal.

No setor da saúde, o novo autarca pretende constituir o Conselho Municipal da Saúde, considerando que é fundamental iniciar “rapidamente” a totalidade da 2.ª fase das obras da requalificação do hospital e aumentar os recursos humanos.

De acordo com dados do Ministério da Administração Interna, apuradas as 43 freguesias, o “Pela Guarda” venceu as eleições com 36,22% dos votos e garantiu três mandatos, seguindo-se o PSD com 33,68% (com igual número de mandatos) e o PS com 17,98% dos votos e um mandato.

Sérgio Costa não tem maioria no novo executivo municipal e questionado sobre se irá estabelecer consensos com os partidos da oposição, respondeu que a máxima política de que “quem ganha governa” deve ser respeitada e “a seu tempo” abordará a questão.

Notícias Do Centro

Tribunal alerta para complexidade processual na instalação da Entidade da Transparência

Notícia anterior

Projeto inclusivo “Uma casa para todos” vence Orçamento Participativo da Batalha

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque