A magia do Natal vai brilhar mais alto na Guarda de 1 a 25 de dezembro. A Praça Luís de Camões será o epicentro da Cidade Natal com muita animação, brilho e sabores da época.
Aqui estará instalada a Árvore de Natal, o Carrossel Parisiense, a Mini Roda, a Estação de Comboio, Comboio de Natal em Trilho e a Casa do Pai Natal onde os mais novos podem fazer os seus pedidos. No recinto funcionará também o Mercadinho de Natal com produtos endógenos e iguarias da quadra natalícia como: filhós, bolos variados, licores, queijo da Serra da Estrela, pão, chocolate quente, entre outros produtos para aconchegar e deliciar guardenses e visitantes.
A Cidade Natal abre ao público no próximo domingo, dia 1 de dezembro. O percurso começa no Jardim José de Lemos pelas 17h30 com a Parada de Natal onde não faltarão os convidados especiais do imaginário infantil. O Jardim estará decorado com a criatividade da comunidade educativa do Concelho (Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico – rede pública e privada), das Instituições de Solidariedade Social do Concelho e do Conselho Municipal de Juventude da Guarda com cenografias de Natal e iluminado sob o tema Entre Luz e Magia, um Natal com Alegria! A Parada de Natal segue até à entrada da Rua do Comércio e já na Praça Luís de Camões será apresentado um Espetáculo Multimédia, num convite à população guardense para um momento de evocação das tradições da época na cidade e no concelho. Será também o momento da ligação da iluminação de Natal na cidade.
A animação de rua será garantida pelos Grupos Fanfarra NemFánemFum, Coro Gospel Saint Dominic Gospel Choir e Projeto Soldadinhos de Natal. Na Praça Luís de Camões vai também voltar a arder o tradicional Madeiro de Natal, ponto de encontro de centenas de guardenses na tarde de consoada, 24 de dezembro. O fogo acende-se pelas 16h00 ao som do toque dos sinos por entre abraços e brindes com amigos e família. A tradição será cumprida na companhia da Fanfarra Funk You BB. O ambiente festivo da época vai também estender-se às freguesias do concelho com os Concertos de Natal na Aldeia, de 30 de novembro a 21 e dezembro. A música vai chegar através dos projetos “Natal Tradicional” por Sara Vidal e Rogério Pires, “Violoncelos de Natal” com direção artística de Pedro Serra Silva, e “O Natal da nossa terra” por Maria Mendes, Margarida Pacheco e Luís Salomé.
As igrejas da cidade (São Miguel da Estação, Capela Nossa Senhora do Mileu e Misericórdia) recebem os concertos de Natal entre os dias 1 e 22 de dezembro, com a participação dos Cavaquinhos da Póvoa do Mileu, Grupo Vox Angelis, Grupo Coral de Maçainhas e Orfeão do Centro Cultural da Guarda. Nesta quadra natalícia, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o Teatro Municipal e o Museu da Guarda prepararam também atividades para desafiar a criatividade dos mais novos, como teatro, oficinas e contos.
No dia 27 de dezembro, o Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG) será palco da Farwell Party 2024 – Festa de despedida do Ano Velho. Será uma noite de convívio e dança ao som de música de diferentes géneros e épocas para receber, em antecipação, o ano de 2025.
A Alta Passagem de Ano 2024/2025 acontece na Praça Luis de Camões com a Banda Eskorzo (Espanha), a Banda Prós & Contras e os DJ Two Brothers.
Depois do Natal, no dia 26 de dezembro, Aldeia Viçosa volta a cumprir a tradição secular do Magusto da Velha, com as castanhas a serem lançadas do cimo da torre da igreja em homenagem a uma benemérita da freguesia.
No Dia de Reis, a 6 de janeiro, o TMG recebe o espetáculo “Vamos Cantar as Janeiras!”, com direção artística de Tiago SAMI Pereira. As coletividades do concelho da Guarda voltam a subir ao palco do grande auditório para o tradicional Cantar das Janeiras, que este ano contará com a participação de 24 grupos. Nos dias 8 e 9 de janeiro será a vez da comunidade escolar cumprir a tradição, numa iniciativa dirigida aos alunos do 1.º ciclo e JI dos ensinos públicos e privados do concelho da Guarda.
O espírito de Natal está ainda em destaque com o concurso “Montras ou Espaço Exterior de Natal 2024” promovido pelo Município em parceria com o NERGA, através do qual os estabelecimentos comerciais foram desafiados a decorar as montras e espaços exteriores com adereços, cores e brilhos caraterísticos daquela que é a considerada a época mais bonita do ano. O prémio é de 1000 euros para a montra vencedora, 500 euros para a segunda classificada e 250 euros para o terceiro lugar. A votação será feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara da Guarda, no site www.mun-guarda.pt
Comentários