A envolvente da Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro, Murtosa, foi palco, no sábado, dia 10 de junho, da primeira fase da recriação do “Ciclo do Milho”, tal como se executava, neste concelho, nas décadas de 40, 50 e 60 do século XX.
Foram muitos aqueles que rumaram ao Bunheiro para assistir às tarefas de lavrar e gradar da terra, com recurso a juntas de gado marinhão, culminando com a semeadura do milho, com semeadores e “a lanço”.
A iniciativa foi organizada pelos ranchos folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Os Camponeses da Beira-Ria”, em parceria com o Município da Murtosa e com a Junta de Freguesia do Bunheiro e teve a pretensão de exaltar a importância cultural, histórica, económica e social da cultura do milho, no concelho da Murtosa, enquanto marco de identidade das gentes
marinhoas.
A recriação do Ciclo do Milho será realizada ao longo do ano, em função das várias fases temporais associadas a esta cultura, sendo cada uma delas alvo de registo fotográfico e vídeo para memória futura.
A iniciativa foi aberta ao público e inclui-se no programa de dinamização da Aldeia do Bunheiro, no âmbito da sua classificação como “Aldeia de Portugal”.
Comentários