O Município de Pedrógão Grande em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Facaia, com o desiderato de manter vivas as tradições pagãs de Carnaval no concelho, tem vindo a apostar no desenvolvimento de atividades que enraízem e promovam o Entrudo de Vila Facaia.
Marca registada, “Vila Facaia, Capital do Entrudo” desenvolve um evento que tem lugar, normalmente, no fim de semana anterior ao dia de Carnaval, em Vila Facaia, Pedrógão Grande e Graça, abrangendo o tradicional desfile, arruadas com música, bombos, mascarados, baile de Carnaval, culminando com o habitual enterro do Entrudo.
O acontecimento reveste-se de tipologia tradicional de saudável brincadeira e crítica mordaz da sociedade/comunidade, assente na criatividade e performance das gentes do concelho, associada, obviamente, a muita música e animação.
O desfile, sempre ao domingo, uma das principais atrações do evento, muito participado e assistido, conta com o dinamismo e humor da população do concelho que idealiza e concebe os carros alegóricos, bem como o tema que fazem sair à rua. Este ano, a apresentação estará a cargo do músico e humorista Emanuel Moura, que dá, também, o mote de abertura para o baile de Carnaval nessa noite.
A atividade final do Carnaval no concelho, o Enterro do Entrudo em Vila Facaia, realiza-se na noite de Quarta-Feira de Cinzas, sempre com grandes manifestações de ironia e crítica social.
O Município convida à presença e participação de todos nesta manifestação cultural que pretende honrar os usos e costumes locais.













Comentários