A cidade da Guarda comemora no próximo dia 27 de novembro, o seu 824º aniversário da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I. A autarquia preparou um programa comemorativo com atividades desportivas, culturais e lúdicas a partir de 23 de novembro até ao dia 27 de novembro.
O destaque das comemorações é, naturalmente, o dia de Aniversário da cidade, 27 de novembro, bem cedo, às 9:30h, com a homenagem a D. Sancho I, rei fundador da cidade, junto à sua estátua, na Praça Luís de Camões. Esta cerimónia militar contará com a participação do Regimento de Infantaria N. 14, Comando Territorial da GNR e Liga dos Combatentes. Seguem-se as celebrações na Praça do Município, onde terá lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira, às 10:30h, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e da cantora Laura Gomes e com a Guarda de Honra pelo Comando Distrital da PSP, pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, Agrupamentos de Escuteiros, NG- Escuteiros Adultos da Fraternidade de Nuno Álvares, e Associações de Sapadores de Fernão Joanes, Valhelhas e da ACRIGuarda.
Às 10:45h, terá lugar nos Paços do Concelho, a Sessão Solene comemorativa do 824º aniversário da atribuição do foral à cidade da Guarda numa sessão que prestará homenagem à Educação e onde serão distinguidos antigos funcionários da Câmara da Guarda.
No período da tarde, terá lugar pelas 14:30h, a inauguração das obras de requalificação do Mercado de S. Miguel. Uma obra que corresponde a um investimento de cerca de 530 mil euros e que traz a melhoria das condições existentes e há muito reclamadas pelos munícipes e pelos vendedores daquele espaço. Durante a tarde, serão, ainda, inauguradas as obras de requalificação dos Parques Infantis nas zonas da Sequeira, Quinta do Pincho, Castelos Velhos e Guarda Gare. Obras, com um investimento de cerca de 400 mil euros, realizadas para colmatar a falta de condições de segurança para as crianças naqueles espaços, que agora passam a cumprir as normas de segurança impostas bem como a legislação em vigor.
O dia de Aniversário da cidade mais alta termina com um concerto comemorativo no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda pelas 21:30h. Sobe ao palco Paulo de Carvalho, nome incontornável da música portuguesa, que promete revisitar todos os seus grandes êxitos, num espetáculo que assinala também os seus 60 anos de carreira.
As comemorações do aniversário da cidade contam ainda com outros destaques. No dia 23, às 18:00h, é apresentado no Museu da Guarda o nº 45 da Revista Cultural Praça Velha, numa edição dedicada à História e ao Património.
No dia 24, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), às 18:00h, são inauguradas duas exposições que comemoram também o 15º aniversário da BMEL: “Tempos de Eduardo Lourenço” e “Um (e)terno olhar: Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira e a Guarda – Revisitação”. Ainda no mesmo dia e também na BMEL é apresentado, às 18:30h o nº 19 de Revista Iberografias do Centro de Estudos Ibéricos.
Para o dia 25 de novembro, sábado, fica marcada a sessão e inauguração da Ecovia da Guarda, obra resultante da empreitada “Incremento de modos suaves no acesso ao Parque Industrial da Guarda” e que ao longo de cerca de 9 km une as zonas alta e baixa da cidade da Guarda. Num investimento de cerca de 2,7 milhões de euros, a infraestrutura desenvolve-se ao logo de parte do traçado da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG), entre as Lameirinhas e interligando outros bairros da cidade, passando pelo Hospital, Parque Industrial da Guarda e terminando na Estação de Caminhos de Ferro. A Ecovia pretende melhorar a circulação pedonal e permitirá também a circulação de bicicletas. Trata-se de um projeto piloto, pioneiro no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU e do Centro 2020. A iniciativa está marcada para as 10:30h, na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda e na sessão será assinado um Protocolo com o Instituto da Mobilidade e será ainda Hasteada a Bandeira Cidades que Caminham.
A estes momentos segue-se uma caminhada inaugural (9 Km) pela Ecovia que contará com a participação especial da atleta olímpica Rosa Mota. A maratonista, há pouco mais de um mês, bateu o seu próprio recorde mundial na categoria de veteranos, a atleta é a convidada especial para a caminhada inaugural da Ecovia da Guarda.
No período da tarde de sábado, dia 25, pelas 16:00h, está prevista a realização da Conferência 25 de Novembro, pela professora da Universidade do Porto, especialista em História Contemporânea, Ana Sofia Matos Ferreira. A iniciativa realizar-se-á no auditório do Museu da Guarda.
Ainda no sábado, às 21:00h, numa iniciativa coorganizada com o NDS – Grupo de Cantares “A Mensagem”, realiza-se no pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda o 11º Encontro de Grupos de Cantares Tradicionais da Guarda.
A manhã de domingo, dia 26 de novembro, é inteiramente dedicada à atividade desportiva na cidade da Guarda e começa com a 20ª edição da Invernal de BTT Cidade da Guarda, prova enigmática da região, coorganizada com o Clube de Montanhismo da Guarda, que nesta edição se divide em Maratona com 60 km, Meia Maratona com 35 km e Mini-Maratona com 20 km. A Maratona e a meia maratona têm arranque marcado junto ao Pavilhão de S. Miguel às 9:00h e no Parque Urbano do Rio Diz está previsto o arranque da Mini-Maratona, às 9:45h, momento precedido na abertura oficial do Centro de Ciclin’ Portugal – Guarda. A Guarda passa assim a integrar a rede nacional Cyclin’ Portugal, com a criação deste Centro com 11 percursos cicláveis ao longo de 500 km, 80 km dos quais sinalizados. Trata-se de uma infraestrutura desportiva de lazer de acesso gratuito, criada para a prática da modalidade de BTT–XC e de estrada, equipada com instalação permanente de receção/apoio aos praticantes, situada no Parque Urbano do Rio Diz e na Albufeira do Caldeirão. Os percursos cicláveis estão todos disponíveis na página web do Município da Guarda.
No domingo à tarde, às 15:00h, será descerrada a placa de Toponímia: “Rotunda Altitude”, numa homenagem aos 75 anos da rádio local mais antiga do país. A iniciativa decorre na rotunda de acesso ao Hospital.
Logo de seguida, às 15:30h, é inaugurada a escultura Nova Estela, no espaço exterior da BMEL. Trata-se de uma homenagem, a título póstumo, ao padre Francisco de Pina, um sacerdote jesuíta nascido na Guarda em 1586 que cujo percurso religioso passou por uma missão no Vietname, onde viveu nove anos de intensa atividade missionária, de linguista e de interculturalidade. O missionário guardense foi quem introduziu a utilização do alfabeto latino e sinais diacríticos na transcrição dos sons e dos tons da língua vietnamita, que utilizava, na escrita, caracteres chineses. Volvidos alguns séculos, a Comunidade Vietnamita, profundamente reconhecida à obra do Pe. Francisco de Pina, junta-se a esta homenagem na sua terra natal, a Guarda, trazendo do Vietname um monumento memorial criado pelo artista vietnamita Nguyen Huy Anh. Logo após a inauguração do monumento, às 16:00h, decorrerá na BMEL uma conferência sobre o Padre Francisco de Pina.
Comentários