A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais volta a Alcobaça, entre os dias 13 e 16, com novidades como a participação das monjas Concepcionistas Franciscanas de Viseu e a celebração dos 700 anos de Inês de Castro.
A 27.ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorrerá no Mosteiro de Alcobaça, no distrito de Leiria, contará, pela primeira vez, com a participação da comunidade das Monjas Concepcionistas Franciscanas, da Ordem da Imaculada Conceição, da Diocese de Viseu, anunciou hoje a Câmara, organizadora do evento.
As monjas, que garantem a sua subsistência através da sua pequena loja de doçaria conventual e artesanato, trarão a Alcobaça especialidades como os Peixinhos de Santo António, as Delícias do Convento e Amêndoas Caramelizadas.
De entre os cerca de 40 participantes no certame de doçaria conventual, a autarquia destaca o espaço monástico dedicado a mosteiros de Portugal e do Brasil, país que este ano volta a ser representado pelo Mosteiro Trapista de Nossa Senhora da Boa Vista.
Localizado na Sala do Capítulo, no Mosteiro de Alcobaça, o espaço contará ainda com a doçaria das Monjas Cistercienses de Rio Caldo (Braga); do Mosteiro de Bande (Paços de Ferreira); do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja (Palouço); do Mosteiro do Santíssimo Sacramento do Louriçal (Pombal) e do Convento Santa Beatriz da Silva (Viseu).
No que toca aos licores, estarão representados pelo Mosteiro de São Bento de Singeverga, de Santo Tirso.
Entre os expositores nacionais e internacionais, a 27.ª mostra contará com as representações dos Açores (Mercado das Ilhas) e da Madeira (Curral das Freiras), bem como da Abadia de Herkenrod, na Bélgica, que leva ao certame chocolates e cerveja artesanal.
No ano em que se comemoram os 700 anos do Nascimento de Inês de Castro (sepultada, tal como D. Pedro, no Mosteiro de Alcobaça), o Claustro do Cardeal recebe uma das novidades da edição: uma experiência imersiva que une luz, som num espetáculo denominado “Jardim do Encanto”.
Produzido pela empresa O Cubo, o espetáculo “cruza música clássica, ‘design’ de luz, arte sonora e esculturas lumínicas dinâmicas, numa fusão poética entre arte, tecnologia e património”, divulgou a autarquia.
O programa de espetáculos e concertos será ainda marcado pelas atuações de Luís Trigacheiro, Lara Aleixo, Orquestra Ligeira da Cela, Orquestra de Cordas da Academia de Música de Alcobaça e Coro da Banda de Alcobaça, além de várias bandas do concelho e de companhias de teatro de Alcobaça.
Durante o evento serão ainda apresentados os resultados dos concursos de melhor doce e melhor licor conventual.
A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais é organizada pela Câmara Municipal de Alcobaça e tem como parceiros o Mosteiro de Alcobaça e a ACSIA – Associação comercial de serviços e industrial de Alcobaça.










Comentários