Castelo Branco

Monsanto em Idanha-a-Nova celebra património musical mediterrânico e medieval

0

 A aldeia de Monsanto recebe de 07 e 09 de novembro os Encontros Med, que homenageiam o património musical de raiz mediterrânica e medieval, em particular com a tradição dos adufes e pandeiros.

Durante os três dias do evento, a aldeia histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, recebe ateliês, apresentações públicas e palestras, que colocam o adufe e o património mediterrâneo e medieval no centro da relação entre artistas e formadores, participantes e comunidade local.

Numa nota enviada à agência Lusa, o município de Idanha-a-Nova, entidade coorganizadora do evento, explicou que, este ano, destaca-se uma parceria com o “Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival”, festival de cinema que nasceu em Lisboa em 2014 como um espaço dedicado à exibição e promoção do cinema feito por mulheres das diferentes margens do Mediterrâneo.

Amélia Fonseca, coordenadora das Adufeiras de Monsanto, grupo icónico das cantigas de adufe da região da Beira Baixa e Idanha-a-Nova, vai abordar o cancioneiro de tradição oral da aldeia histórica de Monsanto.

Esta intervenção será antecedida por uma aula técnica de adufe com Rui Silva, de forma a dar as ferramentas básicas necessárias a cada participante para poder abordar os princípios básicos da sua execução.

No dia 09 de novembro, a Igreja Matriz de Monsanto será palco de um concerto inspirado no Mediterrâneo como ponto de encontro entre África, Europa e Ásia, e um espaço aberto para o resto do mundo da autoria de Waed Bouhassoun, embaixadora da tradição da música síria e da música clássica árabe, e de Neşet Kutas, percussionista e professor de danças tradicionais.

Está ainda prevista para o dia 08 de novembro, às 18:00, uma palestra da autoria de Manuel Pedro Ferreira, que terá como foco inicial as cantigas de amor do rei D. Dinis, na sua relação com os traços de oralidade e de modalidade tradicional das canções da área de Monsanto e Idanha-a-Nova (século XX), no âmbito dos 700 anos da sua morte.

Os Encontros Med têm o apoio da Direção-Geral das Artes e estão integrados no Programa Geografia Criativa Festival da Paisagem, um projeto promovido pelo Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, com coorganização do município de Idanha-a-Nova, sendo apoiado pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.

Notícias do Centro | Lusa

Coimbra: Novo treino cognitivo para sobreviventes de AVC oferece melhor qualidade de vida

Notícia anterior

Crianças em Albergaria-a-Velha ajudam avós a prevenir quedas com jogo de origami

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados