Castelo Branco

Moagem no Fundão acolhe sábado peça de teatro sobre o 25 de Abril

0

A sala de espetáculos A Moagem, no Fundão, acolhe no sábado, às 21:30, a peça de teatro “25 de Abril de 1974”, da companhia Mala Voadora.

O espetáculo pretende recriar o filme de John Smith que sobrepõe a imagens captadas numa rua uma voz que parece dar instruções para definir o que acontece, fazendo com que a realidade passe por ficção.

A produção da Mala Voadora, com direção e texto de Jorge Andrade, “recria a experiência de Smith a partir de imagens do 25 de Abril de 1974, como se a revolução fosse a encenação de um artista”, explica a Câmara do Fundão, em comunicado.

“Além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, evidencia os mecanismos de construção ficcional e, designadamente, de construção de realidade manipuladas”, refere a autarquia na mesma nota.

A peça, interpretada por José Neves, cria uma situação que é também “propícia à desbanalização das próprias imagens”.

Com uma duração de 45 minutos e destinada a maiores de 12 anos, “25 de Abril de 1974” tem consultoria do jornalista Joaquim Furtado, que leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, na Rádio Clube Português.

Os ingressos, que têm um custo de seis euros, podem ser comprados na bilheteira da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, através do número de telefone 275773032 ou do endereço eletrónico bilheteira@cm-fundao.pt.

Estão previstos descontos para estudantes, maiores de 65 anos e grupos com mais de quatro pessoas.

O espetáculo está integrado na programação do ciclo “Há Teatro na Moagem”, uma parceria entre a autarquia e a ESTE – Estação Teatral.

Oito distritos sob aviso amarelo por causa da chuva

Notícia anterior

Orçamento participativo de Leiria com 25 propostas em votação

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados