O Miradouro do Zebro, em Oleiros, projeto de Siza Vieira inaugurado em abril, vai ser financiado na totalidade por fundos comunitários, informou a Câmara Municipal.
Segundo a autarquia, a obra, localizada na freguesia do Estreito e Vilar Barroco, representou um investimento global de 597 mil euros e, aquando da inauguração, foi anunciada uma comparticipação de 211 mil euros do Programa Centro 2020.
“Temos vindo a trabalhar para um reforço do apoio, conseguindo-se que a obra fosse completamente custeada pelo programa Centro 2020, reduzindo-se assim a zero a comparticipação financeira que a câmara teve de aplicar no custo da obra”, anunciou aquela autarquia do distrito de Castelo Branco, em comunicado.
O presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, citado na mesma nota, referiu que “a valorização do património natural foi um dos aspetos valorizados na candidatura”.
A requalificação do Miradouro do Zebro implicou a construção de uma plataforma panorâmica de 360 graus, suspensa do talude rochoso existente no local, situado na Estrada nacional (EN)238, na freguesia de Estreito e Vilar Barroco.
O local é um dos geossítios onde se podem observar materiais que constituíam os fundos marinhos, há cerca de 500 milhões de anos, e que agora surgem a formar os cumes da Serra do Muradal, no concelho de Oleiros.
A estrutura tem 225 metros quadrados e fica suspensa no cimo da serra com uma área visitável e utilizável que supera os 80 metros quadrados.
Comentários