Coimbra

Mérito Empresarial do Município para 212 empresas encerra 1º dia do Coimbra Invest Summit

0

O primeiro dia do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS), evento dedicado ao investimento e inovação no concelho de Coimbra, terminou com o Jantar Gala de Reconhecimento de Mérito Empresarial. A cerimónia, que reconheceu 212 empresas, decorreu na noite de ontem, dia 2 de julho, na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, e contou com a empresária Sónia Felgueiras, do Grupo O Valor do Tempo, como keynote speaker, e com a presença de representantes de 136 empresas.

Ao abrir o Jantar Gala, o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva afirmou que “os empresários são a força motriz do concelho e temos de estar agradecidos pelo trabalho essencial que têm desenvolvido”. Se hoje “Coimbra é hoje vista de outra maneira”, diz, muito se deve ao contributo diário das empresas e ao seu papel no crescimento económico e social da região.

Para o presidente do atual Executivo, o despovoamento sentido no concelho nas últimas décadas está ligado de forma intrínseca à falta de investimento no tecido empresarial da cidade. “Em apenas três anos, entre 2022 e 2024, Coimbra já recuperou 5.010 dos 6.383 residentes que perdeu entre 2001 e 2021”, assegurou o presidente da CM de Coimbra. “Destes, 1.600 são jovens, o escalão etário mais sensível para o futuro de uma cidade. Há muito trabalho a fazer mas a fixação dos nossos jovens tem a ver com a vossa criação de atividade empresarial”, asseverou.

“Não temos quaisquer dúvidas que, no final de 2025, Coimbra irá ultrapassar a população de 2021 (148 272 residentes), que tinha sido a mais elevada de sempre”, garantiu o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, na abertura da cerimónia.

O presidente da CM de Coimbra afirma ainda que a autarquia está a acompanhar as necessidades que acompanham o desenvolvimento empresarial, nomeadamente ao nível da instalação de multinacionais e das áreas para implementação. “Duplicámos a área de construção licenciada entre 2023 e 2024, e novamente duplicámos de 2024 para 2025”. “É altura de investir. A ‘alta velocidade’ no centro de Coimbra vai estimular o desenvolvimento de uma nova centralidade no nosso concelho, como uma cidade servida por dois aeroportos internacionais, com um futuro de inovação e qualidade.”

“Esta gala é a distinção do município a todas as forças do crescimento económico que dinamizam a força do nosso concelho”, afirmou o vereador para o Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, na abertura da gala. “Este é um trabalho de união do ecossistema e o Coimbra Invest Summit é o melhor exemplo disso”, declarou. Miguel Fonseca sublinhou ainda que, em 2024, existiam mais 1.300 empresas no concelho de Coimbra do que em 2021.

Durante a gala, houve ainda lugar a um momento humorístico com Carlos Vidal e ao discurso da empresária Sónia Felgueiras, keynote speaker da noite. Sónia Felgueiras é a diretora de Marketing do Grupo O Valor do Tempo, que inclui marcas tão conhecidas como a Comur e as suas lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, A Brasileira ou o CBR Boutique Hotel.

A cerimónia terminou com a entrega do Mérito Empresarial às 212 empresas convocadas e com uma fotografia de grupo dos empresários (em anexo). A cerimónia contou com representantes das empresas selecionadas por terem sido PME Excelência 2023 ou PME Líder e Gazela em 2024, ou empresas do concelho de Coimbra que constaram do Top50 das 1.500 maiores em volume de negócios e em exportação do distrito de Coimbra em 2023. A listagem das empresas distinguidas pode ser encontrada aqui.

O Mérito Empresarial foi atribuído a empresas do concelho inseridas nas mais diversas áreas de atividade, e com esta distinção a CM de Coimbra pretende motivar e impulsionar todo o tecido empresarial da cidade e do concelho. Em 2023, a CM de Coimbra havia já atribuído a distinção a 152 empresas, e, em 2024, a 167 empresas.

 

Zeeman abre oitava loja em Portugal, desta vez em Ovar

Notícia anterior

Caramulo ganha “Casinha da leitura”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra