Leiria

Meo indica 4 concelhos com situação mais crítica em Leiria

0
Close up of a man using mobile smart phone

A Meo indicou hoje que as situações mais críticas verificam-se nos concelhos de Leiria, Pombal, Alcobaça, Marinha Grande e Ourém, sem previsão de reposição, mas todas as sedes de concelho têm cobertura móvel no centro da cidade.

Apesar das condições meteorológicas continuarem adversas e com desafios operacionais significativos, a Meo “mantém 1.500 técnicos no terreno, em estreita colaboração com as autoridades, autarquias e proteção civil, trabalhando de forma incansável para repor as comunicações e garantir a segurança das operações”, referiu fonte oficial da operadora.

A evolução, acrescentou, “tem sido positiva, com um aumento expressivo de serviços repostos nas últimas horas”.

Contudo, “neste momento, as situações mais críticas continuam a verificar-se nos concelhos de Leiria, Pombal, Alcobaça, Marinha Grande e Ourém, onde ainda não é possível avançar com uma previsão de reposição, uma vez que esta depende das condições do terreno, da meteorologia e da reposição de energia elétrica”.

Apesar das dificuldades registadas, “todas as sedes de concelho referidas mantêm cobertura móvel no centro da cidade, permitindo o acesso a serviços fundamentais”, asseverou a mesma fonte.

Para acelerar os trabalhos de recuperação e resposta às populações afetadas, a operadora “tem vindo a mobilizar meios alternativos de emergência, como geradores, unidades transportáveis de rede móvel nos pontos mais críticos, feixes hertesianos e a VOIR – Viatura de Operações de Intervenção Rápida, que se encontra neste momento no concelho de Ourém”.

Além disso, a Meo “disponibilizou dados móveis ilimitados durante 30 dias nos concelhos mais atingidos, facilitando o contacto com familiares, serviços de emergência e entidades de apoio”, acrescentou fonte oficial, sublinhando que “esta medida contribui para mitigar o impacto da situação e reforçar a segurança das comunidades enquanto decorrem os trabalhos de recuperação”.

A somar, a Meo “vai garantir o acesso gratuito ao serviço MEO Go Multi, permitindo que as populações afetadas continuem a acompanhar toda a informação atualizada, mesmo em zonas com limitações operacionais”, referiu a mesma fonte.

Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo: a Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Notícias do Centro | Lusa

Pampilhosa da Serra alerta para subida de caudais e alagamentos

Notícia anterior

Músico lança projeto para levar arte a famílias de Leiria afetadas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria