Aveiro

Meajazz regressa ao Luso este fim de semana com Wine Fest a destacar os vinhos e espumantes

0

É já este fim de semana que o Meajazz – Jazz, Blues & Wine Fest regressa ao Parque do Lago do Luso com concertos gratuitos de alguns dos nomes mais relevantes do jazz, blues e soul, nacionais e internacionais. Nesta edição, a Rota da Bairrada associa-se ao evento com o “Wine Fest” a promover os espumantes e vinhos da região.

Este ano, o festival apresenta um cartaz eclético e de forte identidade artística, reforçando o seu papel enquanto referência no circuito nacional. À música junta-se o conceito “Wine Fest” com a parceria com a Rota da Bairrada que dinamizará um espaço dedicado aos vinhos espumantes da região, promovendo os produtores locais.

Sexta-feira, dia 11 de julho, a noite começa às 21h com a seleção musical cuidada do DJ Rui Rosa, que assina toda a ambientação sonora do festival. Às 21h30, sobe ao palco Twanguero, guitarrista espanhol que tem conquistado reconhecimento global com o seu estilo único de “Latin Twang”. Conhecido por cruzar flamenco, tango, jazz, country e bolero com uma guitarra elétrica de herança rock’n’roll, Twanguero apresenta o seu aclamado álbum “Panamerica”, onde cada faixa é uma viagem instrumental pela exuberância dos ritmos tropicais e da floresta latino-americana.

Segue-se nova atuação do DJ Rui Rosa às 22h30, antes da chegada ao palco, às 22h45, dos Kiko & The Blues Refugees, uma superbanda portuguesa liderada por Kiko Pereira e composta por músicos como António Mão de Ferro, Jorge Filipe Santos, Carl Minnemann e João Cunha.

A fechar a noite, às 00h00, o DJ Rui Rosa volta a assumir o comando da pista.

No sábado, 12 de julho, o arranque está novamente a cargo do DJ Rui Rosa, às 21h00. Às 21h30, o destaque vai para Trevor Babajack Steger, músico britânico premiado com o título de ‘Melhor Artista Acústico nos British Blues Awards 2023’. Com um percurso que conjuga autenticidade e emoção, Trevor traz ao palco uma abordagem visceral e contemporânea ao blues, numa performance que promete surpreender tanto os puristas como os mais curiosos.

A seguir, às 22h30, regressa o DJ Rui Rosa, antes da atuação de Jéssica Pina, marcada para as 22h45. A trompetista e cantora portuguesa tem traçado um percurso notável dentro e fora de portas — depois de integrar a digressão mundial de Madonna, foi convidada por nomes como Mikky Blanco e os Brooklyn Funk Essentials, tendo atuado em palcos de referência como o COOLJAZZ, Sol da Caparica e Joy of Jazz, na África do Sul. Com um registo onde o jazz, o soul e a lusofonia se cruzam de forma singular, Jéssica Pina encerra o festival com uma atuação que promete emoção, carisma e virtuosismo. A música prolonga-se com a última atuação do DJ Rui Rosa.

“O Meajazz já entrou na rota de festivais de referência a nível nacional e tentamos, anualmente, ter artistas com influências diversas, uns consagrados e outros emergentes, sempre com grande nível performativo, de forma agradar aos mais exigentes, mas simultaneamente surpreender e cativar novos públicos”, afirma Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.

“Este ano temos esta novidade de associar os produtos vinícolas endógenos, com a parceria da Rota da Bairrada, enriquecendo o evento e dando destaque aos vinhos e espumantes da nossa região”, destaca.

O Meajazz – Jazz, Blues & Wine Fest é, desde a primeira edição, um espaço de encontro entre públicos diversos, géneros musicais e paisagens sonoras que privilegiam a qualidade, a partilha e a proximidade. Com entrada livre, num cenário natural único e uma curadoria exigente a cargo da Luckyman Music, o festival continua a afirmar-se como uma das propostas culturais mais consistentes da região centro do país.

Feira Agrícola afirma setor primário da Murtosa

Notícia anterior

Portugal conquista quatro medalhas na Taça do Mundo de trampolins em Coimbra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro