Leiria

Mau tempo: Figueiró dos Vinhos apela ao uso responsável da energia no concelho

0

 O município de Figueiró dos Vinhos apelou hoje à população para que seja feito um uso responsável da energia elétrica de modo a evitar quebras no fornecimento, que tem sido assegurado por geradores em algumas zonas.

Em algumas partes do concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, o fornecimento de energia elétrica encontra-se a ser assegurado, de forma provisória, através de geradores, enquanto decorrem os trabalhos de reposição e estabilização da rede elétrica, informou a Câmara Municipal.

Numa publicação nas redes sociais, a autarquia afirmou que, “face a esta situação excecional”, apela-se aos munícipes a “uma utilização responsável da energia elétrica, até que o sistema se encontre totalmente normalizado”.

Assim, foi solicitado que sejam utilizados apenas os equipamentos considerados essenciais, como frigoríficos e arcas de conservação, iluminação estritamente necessária e equipamentos médicos ou de apoio a pessoas dependentes.

“A utilização excessiva ou simultânea de equipamentos elétricos de elevado consumo poderá comprometer o funcionamento dos geradores, provocar interrupções no fornecimento, causar danos em equipamentos e colocar em risco a segurança de pessoas e bens”.

O município aconselhou ainda que seja evitada temporariamente a utilização de aparelhos de elevado consumo energético.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Notícias do Centro | Lusa

Um morto e um ferido em trabalhos de reparação de estruturas elétricas em Leiria

Notícia anterior

Setor dos plásticos pede medidas excecionais para a recuperação do setor industrial

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria