A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que registou 517 nascimentos em 2025, o que representa um aumento de 40 partos face ao ano anterior, quando terminou com 477 nascimentos.
Há cinco anos que a barreira dos 500 nascimentos não era ultrapassada na maternidade do Hospital Sousa Martins, na Guarda.
Em 2020, tinham nascido 543 bebés, mas no ano seguinte os nascimentos baixaram para 476, tendência que se repetiu em 2022, com 485, e em 2023, com 450, o número mais baixo de sempre registado na Guarda.
“Este crescimento ocorre no mesmo ano em que a maternidade do Hospital Sousa Martins passou a dispor de novas instalações, na sequência de um processo de modernização que reforçou a qualidade, o conforto e a segurança dos cuidados prestados a grávidas, recém-nascidos e famílias”, realçou a administração da ULS em comunicado enviado à agência Lusa.
A maternidade foi transferida, tal como os restantes serviços de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, para o Pavilhão 5 da unidade hospitalar, que acolhe desde 01 de junho o Departamento da Saúde da Mulher e da Criança.
O edifício beneficiou de um investimento de mais de oito milhões de euros na requalificação das instalações e na aquisição de equipamento e mobiliário.
Desde então, as parturientes passaram a ter quartos individuais e possibilidade de acompanhamento por parte dos pais.
“A ULS da Guarda encara estes resultados com grande satisfação e perspetiva que, no próximo ano, seja possível continuar a aumentar o número de nascimentos, consolidando a maternidade como uma resposta de referência na região e reforçando a proximidade e a qualidade dos cuidados prestados”.
A renovação das instalações representa “um investimento estratégico” na melhoria das condições assistenciais para parturientes, mães e bebés, mas também de trabalho para os profissionais.
“As novas infraestruturas respondem às exigências atuais da prática clínica e às expectativas da população da região”, assegurou a ULS da Guarda.
A administração hospitalar acrescentou que o aumento do número de nascimentos constitui “um indicador relevante da confiança da comunidade nos cuidados de saúde prestados pela ULS da Guarda, refletindo igualmente o profissionalismo, a dedicação e o empenho das equipas multidisciplinares da maternidade”.
A ULS da Guarda inclui os hospitais da Guarda e de Seia, e assegura os cuidados de saúde em 13 dos 14 concelhos do distrito da Guarda, num total de 140 mil habitantes.













Comentários