Portugal

Maior estudo para conhecer os números da insuficiência cardíaca chega à Região Centro do país

0

Depois de ter passado pelo Alentejo e por Lisboa e Vale do Tejo, o estudo PORTHOS chega agora à zona centro do país, onde se espera a participação de cerca de 1016 pessoas.

O objetivo do PORTuguese Heart failure Observational Study (PORTHOS) ou, em português, Estudo Epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca na População Portuguesa, passa por conhecer o número de pessoas (prevalência) que sofrem de insuficiência cardíaca em Portugal e caracterizá-las, já que os últimos dados datam de há mais de vinte anos.

O estudo, promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia e pela AstraZeneca, em parceria com a Nova Medical School, vai avaliar uma amostra representativa da população portuguesa (5.616 participantes), com residência em Portugal Continental e idade igual ou superior a 50 anos.

Depois de contactados telefonicamente, as pessoas que aceitarem participar no estudo serão convidadas a deslocar-se a uma Unidade Móvel, instalada num camião, devidamente equipado com meios técnicos e humanos, onde se vão realizar alguns exames médicos, desde a colheita de sangue a exames, como o eletrocardiograma e o ecocardiograma. Na zona centro do país, este camião passará por Coimbra, Belmonte, Fundão, Montemor-o-Velho e Arazede entre os meses de Março e Abril.

Os resultados do estudo PORTHOS irão aumentar o conhecimento e informação sobre o impacto desta doença em Portugal e, consequentemente, permitir uma definição de políticas de saúde capazes de colmatar as necessidades reais existentes.

Notícias Do Centro

Credores aprovam fecho de cerâmica da Batalha com 80 funcionários

Notícia anterior

Fundão: Mulher de 45 anos detida em flagrante por posse ilegal de arma

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Portugal