AveiroDestaque

Maior corrida de obstáculos da Europa regressa a Estarereja com quatro mil participantes

0

A BioRace, considerada a maior corrida de obstáculos da Europa, vai realizar-se no sábado, em Estarreja, no distrito de Aveiro, mobilizando quatro mil participantes na prova que regressa após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19.

Segundo uma nota camarária, a BioRace Challenge mobiliza num único dia quatro mil participantes vindos de todo o país, que irão viver uma experiência “única imersa na natureza”, em pleno Baixo Vouga Lagunar, cruzando-se com os Percursos BioRia.

“Competição, exercício físico, aventura, espírito de equipa, boa disposição e muita diversão, em contacto com a natureza”, marcam este evento organizado pela Câmara de Estarreja, que já vai na sexta edição.

A prova rainha dos 10 quilómetros, com mais de 30 obstáculos naturais e artificiais, foi a primeira a esgotar as vagas com três mil inscrições. Os restantes mil inscritos estão divididos pelas provas dos cinco quilómetros, BioRace Júnior e Inclusiva.

A BioRace Challenge tem início marcado para as 10:00, com concentração em Salreu junto ao Cais do Esteiro. O Baixo Vouga Lagunar, onde estão inseridos os Percursos BioRia, será o cenário desta corrida de obstáculos que privilegia o contacto com a natureza.

“Os participantes terão o privilégio de descobrir paisagens de enorme beleza, tais como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais, ligados por uma rede de valas alimentadas pelo rio Antuã e pela ria de Aveiro”, refere a mesma nota, acrescentando que, para o município, este é “um momento de divulgação do património natural local, um verdadeiro paraíso de biodiversidade”.

A autarquia realça que desde a primeira edição, a BioRace é uma prova “amiga do ambiente”, apostando (antes e depois da corrida) em ações de limpeza, requalificação de locais isolados, reutilização de materiais para a construção dos obstáculos e ações de sensibilização ambiental.

Para além de todo o ‘staff’ da organização, esta edição contará ainda com a ajuda de 60 voluntários, que darão apoio nas mais diversas tarefas, desde o acolhimento aos atletas, como na distribuição de água ou no controlo dos obstáculos.

Com o apeadeiro de Salreu a uma distância de 700 metros (uma caminhada de cerca de 10 minutos), o comboio é a maneira mais fácil de chegar à BioRace Challenge.

Sem trânsito nem procura de estacionamento, a chegada à corrida de obstáculos é garantida por apenas dois euros (ida e volta), para quem viajar nos comboios urbanos do Porto com origem em qualquer estação e destino a Estarreja ou Salreu (válido no dia da corrida, mediante a apresentação da prova de inscrição no evento ou dorsal).

É ainda possível viajar com um desconto de 30% em viagens de ida e volta nos serviços Intercidades, Regional e InterRegional, com destino a Estarreja (válido de 23 a 25 de setembro, mediante a apresentação da prova de inscrição no evento e documento de identificação pessoal).

Notícias do Centro | Lusa

Ministro diz em Oliveira do Hospital que combater as alterações climáticas “é lutar pela nossa soberania”

Notícia anterior

Celorico da Beira lança concurso para reabilitar Escola EB1 de Lajeosa do Mondego

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro