Portugal

LPCC sensibiliza alunos da Região Centro para o HPV 

0

A campanha nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) de prevenção do Papilomavírus Humano, habitualmente designado por HPV, está de regresso a várias escolas da Região Centro, entre os dias 9 e 13 de maio. “HPV e Quê?” é uma iniciativa de educação para a saúde, que visa informar para os riscos associados à infeção pelo HPV e sensibilizar para a sua prevenção.

Destinada a estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a iniciativa (a decorrer até 31 de maio) envolve um total de 18 escolas de norte a sul do país, e ilha da Madeira.  Em cada estabelecimento de ensino é programada a participação de 7 a 8 turmas, num total estimado de 150 alunos/dia. Em setembro o projeto chega a mais cindo escolas nos Açores.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC dinamiza a campanha em 5 escolas da região: a 9 de maio, na Escola Básica e Secundária de Anadia (distrito de Aveiro); 10 de maio na Escola Secundária Fernando Namora (distrito de Coimbra); seguindo-se, no distrito de Leiria, a 11 e 12 de maio a Escola Básica e Secundária de Pombal, e a 13 de maio na Escola Secundária Acácio Calanzans Duarte (Marinha Grande). A ronda pelas escolas da Região Centro, que decorre no período entre as 08h30 e as 17h00, envolverá cerca de 750 alunos, maioritariamente do ensino secundário.

A viatura airstream é o centro das atividades da campanha. É no seu interior e ao seu redor, que decorrem as atividades: quizz em ambiente de Realidade Virtual; App informativa em Realidade Aumentada (lida a partir de uma tatuagem temporária) e conversa com médico/a, para enquadramento e esclarecimento de dúvidas. A avaliação de conhecimentos adquiridos é feita através de questionário online aplicado aos estudantes em dois momentos: antes e após a intervenção.

Recordamos que o HPV é responsável por lesões benignas, como é o caso dos condilomas genitais, mas que causam grande sofrimento e estigma social. É ainda responsável por: 100% dos cancros do colo do útero; 70% dos cancros da vagina; 40% dos cancros da vulva; 84% dos cancros do ânus; 47% dos cancros do pénis.   O cancro da orofaringe tem vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se que o HPV esteja presente em 70% dos casos.

Notícias Do Centro

Presidente da Câmara de Aveiro avisa que aterro sanitário da região está no limite

Notícia anterior

Aposentação de médica deixa unidade de saúde de Aveiro sem consultas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Portugal