A iluminação de Natal em Leiria é ligada no dia 28, numa iniciativa que marca o arranque da programação dedicada a esta época, que se prolonga até 04 de janeiro de 2026, anunciou a Câmara Municipal.
Segundo informação da autarquia, as figuras centrais da iluminação decorativa da cidade vão ser uma bola de Natal, com 12 metros de altura, e uma árvore de Natal, com 18 metros. Esta terá espetáculos diários de música e luz, às 17:30 e 21:30.
Um espetáculo pirotécnico e atuação de um coro gospel assinalam a ligação das luzes de Natal na capital de distrito, às 21:30, no Largo Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa).
O município referiu que nesta edição o Leiria Natal tem ainda mais animação, com grupos de teatro de Leiria a animar as ruas com performances e momentos de deambulação artística.
Comboio, rampa de gelo, aldeia e casa do Pai Natal contam-se entre as atrações no Jardim Luís de Camões, que incluem recreio dos duendes com pista de gelo, trampolins, insufláveis, arborismo ou slide.
Na programação está ainda um carrossel, o Mercadinho Doce e a Praça da Gastronomia, assim como o palco Leiria Natal, no Mercado de Sant’Ana, cuja programação será reforçada com espetáculos musicais e teatros infantis.
Ainda no Mercado de Sant’Ana, vai estar patente uma exposição de Lego.
“Uma das novidades deste ano será o Tambor de Natal”, no Jardim Luís de Camões, onde diariamente há contos mágicos, assinalou a autarquia.
Ainda de acordo com o município, “o Mercadinho de Natal e o Mercadinho Solidário voltam também a marcar presença no evento, promovendo o comércio local e a solidariedade”.
Outro dos pontos altos está reservado para o dia 07 de dezembro, com a Parada de Natal, que vai percorrer as ruas de Leiria. Começa às 15:00, no Largo da República, e termina no Jardim Luís de Camões.
O valor de investimento na iluminação de Natal este ano é de 240 mil euros, igual ao de 2024.
“No ano passado, o procedimento inicial foi 192 mil euros”, adiantou, esclarecendo que surgiram “despesas adicionais” relativas ao aumento do número de ruas abrangidas pela iluminação ou reforço desta junto de estabelecimentos e edifícios.
À agência Lusa, o vereador Luís Lopes disse que este ano “a iluminação terá algumas diferenças, quer no tipo, quer nas áreas” que vão receber as luzes de Natal, um trabalho que está a ser concertado com os comerciantes.
“Entendemos que é importante que os operadores tenham uma palavra a dizer sobre o Natal, porque na prática estamos também a puxar pessoas para o comércio local”, afirmou Luís Lopes.
O autarca explicou que, “em função da afluência, recetividade e até propostas e comentários” recebidos em 2024, o município decidiu ser importante reorganizar a disposição do espaço onde decorre o Leiria Natal, no coração da cidade, e “acrescentar alguns objetos de diversão ligeiramente diferentes”.
“Uma das ressalvas ou dos comentários que tivemos é que, devido à afluência, os espaços por vezes eram pequenos”, declarou, admitindo não ser possivel “aumentar a área disponível dentro da cidade”, mas, ainda assim, procurou-se “ganhar espaço de circulação, para que as pessoas possam utilizar melhor os equipamentos a disponibilizar”.
O vereador acrescentou que foi igualmente revista a duração da programação, salientando, “até pela experiência do ano passado, que seria muito mais benéfico para todos que durante a passagem de ano, que será no mesmo espaço, todos os equipamentos estivessem disponíveis para as pessoas poderem utilizar”.










Comentários