O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai promover um Dia Aberto com um programa que alia ciência, natureza e partilha de conhecimento.
O destaque vai para o lançamento do livro “As Lagoas da Serra da Estrela”, que se realiza a 21 de novembro, às 18:00, seguido, no dia seguinte, 22 de novembro, de um conjunto de atividades gratuitas e visitas guiadas aos espaços do centro.
O livro, editado pelo Município de Seia, resulta do trabalho de investigação desenvolvido pelo CISE sobre o extraordinário conjunto de lagoas e charcos naturais de montanha da Serra da Estrela, o mais importante e diversificado legado de sistemas aquáticos de origem glaciária existente em Portugal. A maioria destas lagoas estão incluídas, desde 2005, na lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional, sendo apresentadas nesta publicação através de uma caracterização detalhada da sua génese, morfologia, biodiversidade e principais ameaças, contribuindo para a divulgação científica e valorização destes habitats únicos.
No dia 22 de novembro, o programa prossegue com um percurso interpretativo pelas lagoas da Serra da Estrela, com ponto de encontro na Lagoa Comprida, às 09h30. O trajeto é de 5 quilómetros, de baixa dificuldade, permitindo aos participantes observar e interpretar a paisagem de algumas das lagoas retratadas na publicação.
Ao longo do dia, entre as 10:00 e as 18:00, o CISE abre as suas portas ao público com visitas guiadas gratuitas aos diferentes espaços expositivos, que decorrem às 11:00, 14:30 e 16:00. Estas visitas permitem explorar o Centro de Interpretação e conhecer os seus principais espaços, que abordam o território sob múltiplas perspetivas, desde a geologia e biodiversidade à história humana e cultural da montanha.
Durante a tarde, às 15:00, realiza-se ainda uma visita interpretativa ao Parque Verde do CISE, um espaço exterior com cerca de três hectares, onde é possível descobrir a diversidade de plantas e animais que caracterizam este ambiente de montanha.
Criado pelo Município de Seia em 2000 e sediado desde 2007 na Quinta do Carvalhal, o CISE é hoje uma estrutura de referência regional na valorização e divulgação do património natural da Serra da Estrela, combinando investigação científica, educação ambiental e promoção da sustentabilidade.













Comentários