Castelo BrancoDestaque

Jornadas Europeias do Património no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

0

Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, o Museu de Lanifícios da  Universidade da Beira Interior (UBI) comemora as Jornadas Europeias do Património que, este ano, celebram o tema Património Vivo.

O tema “Património Vivo” convida a “explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam.” (DGPC, 2023)

Para comemorar estes dias, o Museu de Lanifícios propõe um programa gratuito para celebrar o património da lã, um património vivo em múltiplas aceções.

Propõem-se visitas livres gratuitas ao Museu de Lanifícios e à Exposição 4ºs. Encontros Ibéricos “Peninsulares” | Arte Têxtil Contemporânea nos dias 22 e 23 de setembro, e várias atividades gratuitas, que evocam a singularidade do património industrial da lã e testemunham a Covilhã Cidade Fábrica desde sempre ligada aos lanifícios.

Há uma visita guiada ao Património Industrial da Ribeira da Goldra (Rota da Lã-TRANSLANA) e Indústria Viva com visita à A Transformadora |Fábrica do Pisão Novo, a 22 de setembro, entre as 10:00 e as 22:00.

Ao Laboratório têxtil no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, a 22 de setembro, entre as 14:30 e as 16:30.

Uma visita guiada ao Museu de Lanifícios – Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga, no dia a 23 de setembro, entre as 11:00 e as 13:00.

Bem como à Oficina Têxtil “Cardado Covilhã DesaFIOS” na Real Fábrica Veiga, também no dia 23, entre as 14:30 e as 16:30.

Por último, uma visita ao Circuito em rede “Da Real Fábrica Veiga à Fábrica António Estrela / New Hand Lab (Rota da Lã-TRANSLANA), num percurso pedestre até à Ribeira da Carpinteira, igualmente a 23 de setembro, entre as 17:30-20:00.

“ Youth Summit”, visa ajudar jovens das Caldas da Rainha a desenvolver competências

Notícia anterior

Utentes da Linha do Oeste queixam-se de avarias e reclamam renovação dos comboios

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados