Jorge Vala foi eleito hoje, dia 12 de novembro, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria para o mandato 2025-2029. A eleição do também Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, por unanimidade, decorreu durante a reunião do Conselho Intermunicipal, realizada na sede da CIM, em Leiria.
Os Presidentes dos dez municípios que integram a CIM Região de Leiria elegeram igualmente os dois Vice-Presidentes: os Presidentes das Câmaras Municipais de Leiria e de Pombal, respetivamente, Gonçalo Lopes e Pedro Pimpão.
Na mesma reunião, foi ainda aprovada, por unanimidade, a recondução de Paulo Batista Santos no cargo de Primeiro Secretário Executivo Intermunicipal, reforçando a continuidade do trabalho desenvolvido e a estabilidade institucional da CIM.
Para Jorge Vala, esta eleição unânime traduz o espírito de cooperação e união que distingue este território.
“A CIM Região de Leiria é um exemplo, reconhecido em todo o país, de como o trabalho conjunto e a cooperação intermunicipal entre os autarcas pode gerar resultados concretos. É com essa experiência e base de confiança que assumo esta responsabilidade, com o compromisso de continuar a fazer da nossa região uma referência de coesão, sustentabilidade e desenvolvimento”, sublinha o novo Presidente da CIM Região de Leiria.
O novo Presidente salientou ainda que a CIM Região de Leiria continuará afirmar-se como instrumento de coesão social e territorial, potenciando o equilíbrio entre os diferentes municípios, valorizando os seus recursos e reforçando a competividade e a atratividade da região.
“Desejo que esta nova equipa que agora tomou posse continue no centro do
desenvolvimento, porque todos nós iremos ganhar com isso”, afirmou, destacando a diversidade e riqueza do território: “Felizmente, temos uma conjugação perfeita da terra ao mar, com realidades complementares e extraordinárias que fazem da nossa região um território único.”
Reconhecendo que o mandato será marcado por “grandes desafios”, Jorge Vala sublinhou a importância de defender os interesses do território face aos contextos nacional e internacional, em especial no que diz respeito à utilização e ciente dos fundos comunitários e à concretização de projetos estruturantes que promovam a coesão e a inovação regional.
O novo Presidente identificou dois dossiês fundamentais para a região, a serem tratados ao nível intermunicipal: Habitação Acessível e Mobilidade Sustentável, considerando este último essencial para a gestão supramunicipal e para o reforço da conectividade interna e externa do território.
“A CIM tem desenvolvido um trabalho de grande qualidade e de proximidade, e é isso que pretendemos continuar a fazer”, assegurou Jorge Vala, prometendo uma postura firme e concertada na defesa dos interesses regionais, “independentemente de quem esteja no Governo”, mantendo uma ligação constante às entidades regionais, como a NERLEI e o Politécnico de Leiria, e junto dos diferentes ministérios.
O Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, felicitou a nova liderança e manifestou o seu apoio, realçando a importância da continuidade e da unidade entre os municípios da região.
O reconduzido Primeiro Secretário Executivo, Paulo Batista Santos, agradeceu o voto de confiança e reafirmou o compromisso de prosseguir o trabalho com “empenho e lealdade para com a CIM Região de Leiria e os seus municípios”.
Sublinhou que “se existe algum mérito na ação executiva da CIM e na capacidade de liderança de vários projetos, este resulta de um trabalho de equipa e de permanente articulação com os municípios e entidades da região”.
Com esta nova liderança, a CIM Região de Leiria reafirma a sua ambição de continuar a ser um agente ativo na afirmação e promoção da região, apostando na coesão territorial, na inovação, na sustentabilidade e na atração de investimento, contribuindo para um território mais competitivo, equilibrado e com futuro.












Comentários