DestaqueViseu

João Azevedo eleito Presidente da CIM Viseu Dão Lafões

0
João Azevedo foi eleito hoje, dia 11 de novembro, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões para o mandato 2025-2029. A eleição do também Presidente da Câmara Municipal de Viseu, por unanimidade, decorreu durante a reunião do Conselho Intermunicipal, na sede da CIM, em Tondela.

Os Presidentes dos 14 municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões elegeram ainda os dois Vice-Presidentes, que são os Presidentes das Câmaras Municipais de Castro Daire e Mangualde, respetivamente Paulo Almeida e Marco Almeida.

Na mesma reunião, foi igualmente indicada, por unanimidade, a recondução de Nuno Martinho no cargo de Primeiro Secretário Executivo Intermunicipal, reforçando a continuidade do trabalho desenvolvido e o reforço da estabilidade institucional da CIM. Esta proposta será ainda sujeita a votação na Assembleia Intermunicipal, a realizar no próximo mês de dezembro.

Para João Azevedo, esta eleição unânime traduz o espírito de “cooperação e união” que distingue este território. “A CIM Viseu Dão Lafões é um exemplo, reconhecido em todo o país, de como o trabalho conjunto e a cooperação intermunicipal entre os autarcas pode gerar resultados concretos. É com essa experiência e base de confiança que assumo esta responsabilidade, com o compromisso de continuar a fazer da nossa região uma referência de coesão, de sustentabilidade e de desenvolvimento”, sublinha o novo Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

João Azevedo, destaca, ainda, a ambição de reforçar a liderança regional da CIM, potenciando a sua capacidade de influenciar políticas e captar investimento. “É tempo de prosseguirmos a afirmação da região no contexto nacional. Temos de liderar com solidariedade, criando pontes, acelerando projetos e garantindo que nenhum concelho fica para trás. Vamos trabalhar no sentido da melhor execução dos fundos comunitários, dos diversos projetos, de mobilidade, de habitação e sustentabilidade ambiental, potenciando sempre a economia real do território. Queremos confirmar o grande potencial de Viseu Dão Lafões, apoiando a equipa e a capacidade de acção de uma CIM que tem vindo a ser uma referência nacional ao longo dos anos”, afirmou.

Num tom de apelo à ação conjunta, João Azevedo acrescentou: “A força de Viseu Dão Lafões reside na diversidade dos seus municípios e na coesão entre todos. Cada autarca conhece as suas gentes e as suas prioridades. Cabe-nos, neste novo ciclo, a responsabilidade de prosseguirmos a afirmação regional, com responsabilidade e proximidade. Vamos fazê-lo em equipa e com todos os atores do nosso território”.

Lançamento de livro e visitas guiadas marcam o Dia Aberto do CISE 2025

Notícia anterior

Confraria do Soventre de S. Miguel de Acha comemorou o seu vigésimo aniversário

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque