Aveiro

Investimento de 11,5 milhões de euros na remodelação da ETAR de Ossela

0

A remodelação da ETAR de Ossela tem início previsto para janeiro de 2026, constituindo uma intervenção estruturante no sistema intermunicipal de tratamento de águas residuais que serve freguesias dos concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, abrangendo um universo de cerca de 26 mil habitantes.

Com mais de 20 anos de funcionamento, esta infraestrutura será modernizada de forma a corrigir limitações de conceção e de operação que têm condicionado o seu desempenho.

O projeto visa assegurar o cumprimento integral das normas legais de descarga, proteger as massas de água do rio Caima e aumentar a eficiência energética, reduzindo emissões de odores e promovendo a reutilização parcial da água tratada, num contexto de sustentabilidade e economia circular.

O investimento total da operação “ETAR de Ossela” ascende a 11.548.632,00 €, financiado pelo Programa Regional NORTE 2030, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa de cofinanciamento de 70%, correspondente a um apoio comunitário de 8.084.042,40 €.

O subsistema de Ossela serve atualmente freguesias dos concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, apresentando valores de cobertura distintos.

Nas freguesias de Oliveira de Azeméis, a freguesia de Ossela regista uma taxa de cobertura de 44,1% e uma taxa de serviço de 26,9%, enquanto em Pindelo esses valores são de 58,5% e 54,6, respetivamente. Nas freguesias de Vale de Cambra abrangidas pelo sistema, a taxa média de cobertura situa-se entre 65% e 70%.

Com a remodelação da ETAR e a beneficiação dos emissários associados, o subsistema passará a assegurar cobertura total (100%) nas áreas drenantes servidas por esta infraestrutura, garantindo o tratamento adequado de todos os efluentes recolhidos e beneficiando mais de 10 mil novos utilizadores.

Igreja de Santa Maria de UL transforma-se em palco da música sacra Internacional

Notícia anterior

LeiriaShopping renova-se com luz natural e tecnologia inteligente

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro