Coimbra

Instituição de Tábua acusada de burlar a Segurança Social em mais de 60 mil euros

0

Uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) de Tábua vai começar a ser julgada na quarta-feira, em Coimbra, por suspeita de burlar a Segurança Social (SS) em mais de 60 mil euros com o apoio domiciliário.

A Associação Cultural e Recreativa de Defesa e Propaganda de Ázere, assim como o seu presidente à altura dos factos, vão ser julgados pela prática de um crime de burla tributária, relacionada com os montantes recebidos pela prestação de apoio domiciliário, segundo a acusação a que a agência Lusa teve acesso.

Ao todo, a IPSS terá recebido indevidamente cerca de 67 mil euros em comparticipações do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, entre janeiro e dezembro de 2015, através do acordo para comparticipar serviços de apoio domiciliário daquela instituição de Tábua, refere o Ministério Público.

De acordo com a acusação, o presidente da IPSS, que esteve no cargo até janeiro de 2019, terá decidido enviar listagens à Segurança Social com utentes que não tinham beneficiado dos serviços de apoio domiciliário, com o objetivo de a instituição receber mais dinheiro.

“O arguido, para todos os utentes, declarou a prestação dos quatro serviços básicos, atividades extra como acompanhamento ao exterior e outros serviços”, nota o Ministério Público (MP), aclarando que, dessa forma, indicando serviços que não tinham sido prestados, a IPSS receberia mais dinheiro.

De acordo com o MP, a IPSS assegurava “maioritariamente o serviço de alimentação”, com os restantes serviços mencionados nas listagens a serem “residuais”.

Um dos utentes nas listagens era a mãe do próprio presidente da IPSS, refere o MP.

A IPSS acabou por ter dez utentes comparticipados a 150% (face aos serviços alegadamente prestados) e 15 a 100%, acrescentou.

O julgamento começa na quarta-feira, às 09:30.

Notícias do Centro | Lusa

Tribunal da Relação de Coimbra diz que recursos contra Joaquim Brigas são “totalmente improcedentes”

Notícia anterior

Nazaré estuda aplicação de taxa turística no concelho

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra