Leiria

Iniciativa Liberal candidata Carlota Oliveira à Câmara das Caldas da Rainha

0

 A vice-coordenadora do Núcleo Territorial da Iniciativa Liberal (IL) das Caldas da Rainha, Carlota Oliveira, é a candidata do partido no concelho, que pretende tornar mais seguro, saudável e próspero, disse hoje a própria à agência Lusa.

Licenciada em Sociologia e especializada em Políticas Públicas, Carlota Gomes de Oliveira aceitou o desafio de liderar a candidatura após ter voltado a Caldas da Rainha “há um ano, depois de ter sido mãe”, e não reconhecer na cidade, “muito diferente” daquela em que cresceu, o local “em que gostaria de ver um filho crescer”.

Ao contrário do concelho a que aspira, “com alguma dinâmica e espaço que cativem as pessoas”, encontrou uma cidade “confusa e insegura, com tumultos a acontecerem nas ruas”, problemas na Saúde “como a falta de médicos e a iminência de perder o hospital”, e a “falta de respostas ao nível da habitação e do desenvolvimento, para captar jovens”.

Entre as principais linhas da sua candidatura, destacou a luta pela manutenção do Hospital do Oeste nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, o aumento da segurança com a implementação de um projeto de criação de Polícia Municipal e o aumento de respostas ao nível da habitação.

“A habitação atinge preços impraticáveis no concelho, o que torna difícil a fixação de jovens e impacta também na fixação de médicos de família e enfermeiros, que não fazem questão de que o hospital seja cá, porque as casas são caras e a cidade não tem dinamismo”, explicou, sugerindo “a construção de habitação a preços controlados”.

O projeto da IL passa ainda por criar incentivos para a indústria e desenvolver o turismo e o termalismo, área em que quer ver resolvida “a questão os pavilhões do parque, que foram entregues ao Grupo Visabeira, numa concessão de 50 anos, para construir um hotel, e onde não aconteceu rigorosamente nada”.

Se for eleita, Carlota Oliveira pretende ainda “tornar mais transparente e eficiente a gestão da Câmara”, entregue durante várias décadas ao PSD e desde as últimas eleições autárquicas ao movimento independente “Vamos Mudar” (VM).

A candidata liberal tem 35 anos e trabalha na área comercial, com funções na indústria farmacêutica.

Esteve ligada a movimentos estudantis e integrou listas de juventude partidária e à Câmara Municipal, a que concorreu por outros partidos outros partidos, antes de se tornar militante da IL.

Além da Câmara, o partido concorre, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, à Assembleia Municipal e às Uniões de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório e Santo Onofre e Serra do Bouro.

Nas Caldas da Rainha foram já apresentadas as candidaturas do atual presidente, Vítor Marques (que lidera um acordo de cooperação entre o movimento Vamos Mudar e o PS), de Duarte Raposo (CDU), de Hugo Oliveira (AD, que integra PSD e CDS-PP), de Carlos Ubaldo (BE), de Luís Filipe Gomes (como independente na lista do Chega) e de João Arroz (Livre).

Em 2021 o VM obteve 40,70% dos votos e três eleitos.

O PSD, com uma votação de 34,71%, elegeu três vereadores, e o PS, com 11,14%, elegeu um que, durante o mandato, se desvinculou do partido, mantendo-se em funções como vereador independente.

Notícias do Centro | Lusa

Detido suspeito de fazer queima que originou fogo no concelho de Leiria

Notícia anterior

Fogo na Sertã está dominado

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria