Aveiro

Incêndios: Situação em Arouca “está estabilizada” e sem situações que suscitem “maior preocupação”

0

A situação dos incêndios em Arouca “está estabilizada”, embora com alguns reacendimentos, e sem desenvolvimentos que suscitem “maior preocupação”, segundo comunicado divulgado há minutos pela Câmara Municipal do concelho, citando informações da Proteção Civil.   

“A situação estabilizada no município” de Arouca, lê-se na nota da Câmara que cita informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Adiantando que e embora se tenham verificado “vários reacendimentos”, estes “têm sido prontamente combatidos pelos meios terrestres com o apoio das máquinas de rastos e meios aéreos, não havendo, presentemente, nenhuma situação que suscite maior preocupação”.

 Porém, a Câmara apela a que as pessoas mantenham “uma atitude vigilante” e para que não “adotem qualquer comportamento de risco”.

 A Proteção Civil invocou hoje falta de condições de segurança, devido à falta de visibilidade, para empenhar mais aeronaves no combate aos incêndios rurais no norte de Portugal, em particular no concelho de Arouca.

Em declarações aos jornalistas, o adjunto de operações nacional, Carlos Pereira, disse que a partir das 14:00 de hoje houve “uma dificuldade extremamente elevada de empenhar meios aéreos” para o incêndio de Arouca, devido à falta de visibilidade por causa do fumo no céu.

Segundo Carlos Pereira, havia “falta de condições de visibilidade e de segurança” para os pilotos manobrarem as aeronaves.

Até às 17:00 de hoje, o fogo de Arouca, que deflagrou na segunda-feira, já tinha consumido uma área de mais de seis mil hectares, de acordo com o responsável, que fazia o balanço dos incêndios rurais em curso em Portugal continental, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Oeiras.

Neste momento, de acordo com a pagina oficial da Proteção Civil estão no local a combater estes fogos em Arouca 680 operacionais e 243 veículos.

Notícias do Centro | Lusa

Terras de Sicó lança novo ciclo de apoio ao desenvolvimento local até 2030

Notícia anterior

Fogo em Cinfães em fase de resolução

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro