Com a vitalidade, energia e o saber-receber de sempre, as Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra / XXV Feira de Artesanato e Gastronomia já aguardam a visita dos filhos da terra, amigos e visitantes.
“Esta não é só mais uma festa, é o ponto de encontro de famílias e amigos, de abraços e sentimentos”, expressou hoje, dia 12 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, momentos antes do tradicional corte da fita do evento, na cerimónia protocolar de inauguração, que foi presidida pela Ministra da Justiça, Rita Júdice.
“Eu vim e vou voltar!”, notou a governante depois de louvar “o esforço de manter a autenticidade desta festa” e de tecer rasgados elogios a um concelho “onde não há nada. Nada como estas pessoas hospitaleiras e trabalhadoras. Nada com este céu. Nada como esta região portuguesa e tão genuína”, completou.
Em Pampilhosa da Serra, Rita Júdice, frisando que pretende “reformar a justiça” e que a “justiça não é insensível às questões económicas e às questões do território”, anunciou “com enorme satisfação”, “a contratação de 570 oficiais de Justiça”, um procedimento recém-autorizado pelo Ministro de Estado e das Finanças. Mas os anúncios não ficaram por aqui. Com financiamento assegurado via PRR, a instalação em todos os tribunais do país de “novos equipamento de vídeo conferência, novos equipamentos de vídeo conferência, novos sistemas de áudio e novos telefones”, foi outra das grandes novidades trazidas na bagagem pela Ministra.
Na certeza de que Rita Júdice tem uma “compreensão” e “carinho” inegável por “este território”, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra voltou a reivindicar que “é preciso colocar na agenda pública os desafios e as ambições do interior, pedindo à governante que seja também porta-voz dessa mensagem. “Não somos de ficar a lamentar ou de baixar os braços, é preciso agir. Somos serranos com muito gosto e isso não nos ofusca a visão ou o pensamento”, reforçou.
O corte da fita da Festas do Concelho deixou as portas “escancaradas” para Pampilhosa da Serra, onde “amigos e descendentes continuam a ter aqui o seu porto de abrigo”, disse Jorge Custódio, mas particularmente para a Praça do Regionalismo que está envolta de um espírito festivo contagiante e genuíno, em que se valorizam os costumes e a alma serrana, ao ritmo de concertos com renomados artistas nacionais e DJ’s, mas também das indispensáveis atuações de conjuntos locais e grupos etnográficos.
Hoje à noite o palco principal do certame é de David Carreira, que regressa a uma casa que também é sua e promete conquistar o público presente num concerto cheio de ritmo e emoção. Quim da Remisturas e DJ Hugo Rafael vão prolongar a animação noite dentro, mas antes há bailarico à boa moda serrana, ao som do artista local Luís António.
Além dos espetáculos musicais, a XXV Feira do Artesanato e Gastronomia conta com 89 expositores de áreas como a confeitaria, bijuteria, pintura, costura, entre outras, a que se juntam Instituições, Associações e Freguesias concelhias, que prometem receber os visitantes com a simpatia e a dedicação habitual.
Na Praça da Restauração estão localizadas as tradicionais tasquinhas, responsáveis por confecionar refeições e petiscos tradicionais, que neste contexto festivo ganham um sabor ainda mais especial. Maranho, chanfana, tigelada, entre outros, são apenas algumas das propostas que podem ser apreciadas pelos visitantes, nestes espaços que são maioritariamente dinamizados por associações do concelho.
Com entradas gratuitas, o evento prolonga-se até à próxima sexta-feira e vai receber atuações de artistas como Mónica Sintra (dia 13), Tiago Silva (dia 14), Os Quatro Meia (dia 15) ou Quinta do Bill com o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense (dia 16).
Comentários