O Centro de Interpretação das Trilobites de Penha Garcia, que foi inaugurado no dia 25 de outubro, já pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 9.30 às 17.30, com entrada livre.
Valorizando o Parque Icnológico de Penha Garcia, um geomonumento integrado no Geopark Naturtejo, o Centro Interpretativo é uma estrutura de acolhimento dos turistas e visitantes, disponibilizando, desta forma, toda a informação sobre o património natural e geológico que pode ser visitado.
No novo Centro Interpretativo é possível aos visitantes apreciarem uma exposição integrada, com foco principal no período Paleozoico e nas espécies contemporâneas da época, nomeadamente as trilobites, e surge da necessidade de preservar os fósseis da aldeia e outros organismos da Era Paleozoico (500 a 450 milhões de anos), bem como de interpretar todo um conjunto de características geológicas naturais locais e do Geopark Naturtejo, geoparque mundial da UNESCO.
Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, reforçou a importância do novo equipamento para a valorização do concelho. A construção do Centro de Interpretação das Trilobites é apresentada como “um reforço na diferenciação e competitividade da região”. Armindo Jacinto sublinhou também a valorização desta obra destacando ainda mais o “património natural único e de valor reconhecido internacionalmente”, que são as trilobites fossilizadas do Parque Icnológico de Penha Garcia.
O presidente da autarquia lembra que esta nova infraestrutura vai servir de “âncora estratégica na diferenciação e competitividade do concelho”, atraindo turistas e reforçando a oferta cultural e natural da região.
O Centro de Interpretação das Trilobites, localizado na área urbana de Penha Garcia, é visto por Armindo Jacinto como “uma estratégia mais ampla para o desenvolvimento e valorização de Idanha-a-Nova e suas freguesias”.













Comentários