DestaqueLeiria

Hospital São Francisco inaugura uma nova Unidade de Ambulatório no Edifício Nascente

0

A SANFIL Medicina reforçou o seu posicionamento na região centro, com a abertura de uma nova Unidade de Ambulatório no Hospital São Francisco, em Leiria.

Em pleno funcionamento a partir do dia 19 de dezembro de 2022, esta unidade, localizada no Edifício Nascente, é “uma resposta clara às necessidades da população da Região de Leiria, garantindo, agora, as melhores e mais diferenciadas ofertas de saúde, com reforços ao nível de serviços, equipamentos e pessoal especializado”.

Com mais de 20 gabinetes e capacidade para receber mais de 400 utentes por dia, esta Unidade de Ambulatório do Hospital São Francisco disponibiliza Atendimento Médico Permanente nos 7 dias da semana, para dar resposta a situações de saúde inesperadas, através de consultas de Clínica Geral não programadas, com possibilidade de realização de análises e outros exames complementares de diagnóstico no momento, permitindo diagnósticos rápidos e fidedignos e uma resposta mais célere e eficaz, para um melhor encaminhamento e ou tratamento de especialidade.

Além disso, contará, também, com consultas autónomas de enfermagem, consultas de diversas especialidades Médicas e Cirúrgicas, como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Dermatologia, entre outras, um serviço de Sinistralidade que vai permitir reduzir tempos de baixa e de tratamento, uma Clínica da Mulher, com respostas direcionadas para as necessidades da mulher em qualquer fase de vida, uma área de Urologia, vocacionada para rastreios, tratamentos e acompanhamento de qualquer situação clínica da especialidade e um Hospital de Dia, que dará resposta a situações que requerem um ambiente exclusivo, dedicado e reservado, em espaços de tratamento autonomizados.

A cerimónia de inauguração decorreu no dia 15 de dezembro, e contou com a presença de diversos representantes do Grupo Global Health Company, proprietária da Sanfil Medicina, com realce para os seus acionistas Ana Tereso, Alfredo Mota e Joaquim Mira e outros corpos sociais, bem como clientes institucionais, entidades oficiais, públicas e privadas, com destaque ao poder local através de Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga.

A nova Unidade de Ambulatório do Hospital São Francisco surge como reforço do posicionamento da SANFIL MEDICINA na Região Centro e, em particular, no concelho de Leiria e concelhos limítrofes que bene ficiam, agora, de uma oferta melhorada em cuidados médicos complementares.

Segundo o CEO da SANFIL MEDICINA, Pedro Marcelino, este novo espaço vai permitir colocar ao dispor de técnicos, enfermeiros e clínicos, novos meios e tecnologia, ampliando de forma significativa a capacidade de resposta do Hospital São Francisco e cobrindo todas as necessidades dos utentes.

Pedro Gonçalves, CEO do Grupo Global Health Company, enfatizou o facto desta inauguração se inserir num projeto maior, reconhecido como Grupo Global Health Company (GHC), a operar em 3 grandes áreas de intervenção na saúde: a rede de Hospitais e Clínicas SANFIL MEDICINA, as Unidades de Diálise NEFROVI DA e os Centros de Imagem Médica e Medicina Nuclear DIATON.

A SANFIL MEDICINA conta com 3 hospitais e 8 clínicas, em Coimbra, Leiria, Alcobaça, Cantanhede, Figueira da Foz, Lousã, Marinha Grande e Pombal.
Atualmente, a NEFROVIDA, conta com 3 unidades em Coimbra, Leiria e Alcobaça. Já a DIATON está presente na zona centro, com 10 unidades distribuídas por Coimbra, Leiria, Aveiro, Figueira da Foz, Lousã, Marinha Grande e Viseu.

O Grupo GHC “tem acumulado experiência e aplicado os seus investimentos, no sentido de contribuir para um crescimento saudável da economia e para a boa prestação de serviços na área da saúde, ajudando a dar resposta às solicitações da comunidade”.

Depois de um 2022 marcado por novos investimentos e pela conclusão de vários outros, 2023 afigura-se um ano de consolidação de projetos, de acordo com uma estratégia que tem o 70.º aniversário da SANFIL MEDI CINA como ponto de partida.

A Presidente do Conselho de Administração do Grupo Global Health Company, Ana Tereso, anunciou as linhas gerais do projeto para o biénio 2023-2025. Mantendo o enfoque no crescimento e diferenciação, o
Grupo GHC dará corpo às relações de confiança que tem vindo a construir com o seu posicionamento, e anunciou que, a partir de 28 de dezembro, a NEFROVIDA vai passar a assumir a gestão da diálise da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, e que está igualmente em curso uma parceria estratégica com o Sector Social para a criação de uma rede de diálises de âmbito nacional.

A par disso, estão também em curso a melhoria das acessibilidades e ampliação do Hospital São Francisco, em Leiria, a conclusão do projeto para a construção do novo Hospital Santa Filomena, em Coimbra, e a reno vação da sede e centro de imagiologia DIATON.

2023 vai ficar marcado pelo programa “Coimbra, Cidade Mundial da Saúde”, uma iniciativa que pretende transformar a Região Centro num palco de discussão das últimas inovações da saúde. Com o seu centro nevrálgico na cidade de Coimbra, sede do Grupo GHC, e eventos paralelos a decorrer nas cidades onde o Grupo está implementado, como Leiria, o projeto contará com a participação de individualidades de reconhecido mérito nacional e internacional e será, com toda a certeza, uma referência para os profissionais da área.

O acionista Alfredo Mota encerrou as intervenções internas evocando os princípios fundacionais do Grupo neste seu 70.º aniversário e agraciou o Diretor Clínico do Hospital São Francisco, Adriano Rodrigues, pelo mérito do seu ciclo, agora terminado, enquanto professor na Faculdade de Medicina de Coimbra.

A encerrar a sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, foi convidado a descerrar a placa de inauguração, e referiu, na sua mensagem, que “o investimento nesta área específica, em Leiria, é um motivo de enorme satisfação e esperança no futuro, não só pela qualidade da oferta mas porque esta ala vai dar novas respostas na região”.

Frisou, ainda, o notável espírito empreendedor do Grupo e a sua visão de responsabilidade social, manifestada através de uma constante disponibilidade para apoiar nas causas sociais, destacando o pronto contributo em momentos críticos como a pandemia e, mais recente mente, no apoio médico aos refugiados ucranianos.

Notícias Do Centro

Académico Viseu vence Tondela e está nos ‘quartos’ da Taça da Liga

Notícia anterior

António Travassos explica “para que servem os olhos” em conversa no Exploratório

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque