Guarda

Guarda volta a ser Cidade Natal de 01 de dezembro a 06 de janeiro de 2026

0

A Guarda volta a ser a “Cidade Natal” de 01 de dezembro a 06 de janeiro de 2026, mais quinze dias do que o habitual, com concertos, mercadinhos alusivos à época, espetáculos, animação de rua e o tradicional madeiro.

“Até aqui, o evento terminava no dia de Natal, mas os comerciantes e as pessoas que nos visitam têm reivindicado que a ‘Cidade Natal’ pudesse ficar mais tempo e aumentámos 15 dias, porque encontrámos um local alternativo para realizar a passagem de ano, que será celebrada no largo do mercado municipal”, disse o presidente da Câmara, Sérgio Costa, à agência Lusa.

Orçado em 213 mil euros, o evento de animação natalícia abre portas pelas 17:00 de segunda-feira, com a chegada do Pai Natal e a ligação da iluminação, que custou à autarquia “pouco mais de 100 mil euros”, adiantou.

Na Praça Luís de Camões estará a Árvore de Natal, o Carrossel Parisiense, o Comboio, a Casa do Pai Natal, um Mercadinho de Natal e um Mercadinho Social, através do qual as associações vão partilhar o que fazem de melhor e ajudar quem mais precisa.

Aos fins de semana, a animação do recinto será assegurada por bandas de rua.

Já na tarde de 24 de dezembro, a população é convidada a rumar à Praça Luís de Camões para confraternizar e brindar em torno do tradicional madeiro de Natal, que começa a arder pelas 16:00, ao som dos sinos e da fanfarra Moustache Band.

O Natal também vai ser tema na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), que preparou um programa especial para os mais novos com atividades na BMEL e espetáculos no Jardim José de Lemos.

Já o Teatro Municipal da Guarda (TMG) recebe no dia 03 de dezembro o concerto do The New Orleans Gospel Choir (21:30) e nos dias 19 e 20 o espetáculo Baião D’ Oxigénio, de João Baião.

Nas freguesias, a autarquia preparou vários Concertos de Natal em 29 de novembro e 21 de dezembro. Do cartaz constam Violoncelos de Natal Vol.2, com direção artística de Pedro Serra Silva; Ningue Ningue – Concerto de Natal, de César Prata e Isabel Mendonça; e Noite de Natal, Noite de tradições: Canções da Nossa Terra, pelo Coro Amicitia Chorus.

Na cidade, a música vai ecoar na Igreja da Misericórdia no dia 19 de dezembro com o concerto do Grupo Coral de Maçainhas, do Coro Infantil Os Formigas e do Ensemble de Violinos do Conservatório de Música da Guarda.

Já no dia 21 haverá um Concerto de Natal e Ano Novo pelo Orfeão do Centro Cultural da Guarda sob direção do maestro Luís Serra.

Depois do Natal, no dia 26 de dezembro, Aldeia Viçosa voltará a cumprir a tradição secular do Magusto da Velha, com as castanhas lançadas do cimo da torre da igreja em homenagem a uma benemérita da freguesia.

A prática data do século XIII, quando Guiomar Gil de Riba Vizela deixou em testamento que se oferecessem castanhas e vinho ao povo de Santa Maria do Porco, à época, em troca de um Pai Nosso pela sua alma.

Oito séculos passados, a tradição envolve agora torradas com azeite local e um Creme de Castanhas para finalizar.

A festa começa às 14:30 em Aldeia Viçosa, no Vale do Mondego, com uma “missa pela alma da Velha” e prolonga-se com uma dramatização do testamento e muita animação pela tarde fora.

O evento Guarda, cidade Natal termina em 06 de janeiro, Dia de Reis, com o espetáculo Vamos Cantar as Janeiras! no TMG, com direção artística de Pedro Leitão.

O concerto será protagonizado por cerca de 20 grupos de associações e coletividades do concelho da Guarda e tem um cariz solidário, uma vez que as entradas, no valor de dois euros, vão reverter a favor de uma instituição de cariz social.

Durante o mês de dezembro decorre ainda um concurso de montras de Natal, promovido em parceria com o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda.

Este ano, no âmbito desta parceria, vai ter lugar até 06 da janeiro a campanha Neste Natal, compre no Comércio local!, com oferta de vouchers entre 50 a 250 euros aos clientes do comércio aderente.

Terra Natal abre em 01 de dezembro em Figueira de Castelo Rodrigo

Notícia anterior

Tecnologia usada para aumentar recuperação motora de pacientes após AVC

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda